Pergunta para psicólogos: em quantas sessões de hipnose com um psicólogo pode haver melhora significativa

28 respostas
Pergunta para psicólogos: em quantas sessões de hipnose com um psicólogo pode haver melhora significativa no tratamento da timidez?
Bem, como a maioria dos colegas que já responderam, também não trabalho com hipnose. Porém, opino no sentido de que melhoras significativas podem ser obtidas por qualquer método psicoterápico, sendo certo que a mera relação terapêutica entre paciente e psicólogo, se bem fundamentada e desenvolvida sob os preceitos da abertura e aceitação plena, pode gerar resultados bastante significativos, dependendo apenas do tempo, o qual não se pode precisar com certeza, devido às particularidades de cada ser humano e cada atendimento. Desejo sucesso! Sempre às ordens!

Boa tarde,

A resposta ao tratamento depende muito do nível de timidez. E se não ocorrerem escolhas e enfrentamentos conscientes os resultados não serão duradouros, não serão significativos ou o sintoma será deslocado para outra área da vida provocando mais uma espécie de "crise" para que o cliente se modifique conscientemente. Somente dessa forma se dará a remissão do sintoma.
É importante atentar para o fato de que a timidez se instaura a partir da primeira infância e está relacionada a um alto nível de exigência e insegurança marcada nas primeiras experiências do indivíduo, que ficaram "cimentadas" por emoções negativas em complexos mentais inconscientes. A cura demanda uma mudança na personalidade. Isso não se dá de maneira permanente e rápida menos que o cliente esteja pronto para "mergulhar profundamente" no cerne da questão, que envolve a descoberta e análise apurada de suas crenças, pensamentos e sentimentos geradores da timidez.
Espero ter sido útil!
Obrigada.
Então, não trabalho com hipnose. Mas confesso que fui pesquisar para te responder. Observa-se como toda abordagem terapêutica há inúmeras variáveis que podem interferir no andamento do tratamento, dentre elas estão: o próprio paciente e sua interação com o tratamento, o profissional e sua técnica, dentre outras. Dependendo da pessoa, é possível que nem funcione com a hipnose. Deste modo, não é possível prever uma quantidade exata de sessões, cada indivíduo é uma realidade. Espero ter ajudado em sua dúvida!
Normalmente a timidez é um "rótulo" que você acredita fazer parte da sua personalidade, do seu jeito de ser e estar no mundo. Eu acredito que se você procurasse uma psicoterapia ou uma constelação familiar poderá ajudá-lo nesse processo. Espero ter contribuído. abraço.
Olá. Não trabalho com a hipnose. Como em toda demanda apresentada pelo cliente, é importante identificar o que contribui para que o comportamento tímido ocorra. O Treinamento de Habilidades Sociais é um procedimento utilizado pelos psicólogos para auxiliar os clientes a compreenderem os motivos pelos quais apresentam timidez, bem como favorecer o surgimento de comportamentos considerados mais assertivos.
Boa noite. A hipnose, como qualquer outro recurso psicoterapêutico, não possibilita a emissão de um prognóstico no que se refere a um prazo preciso para remissão de sintomas. Mas, desde que utilizada por um psicólogo adequadamente capacitado, é uma técnica que possui eficiência comprovada por estudos científicos, e reconhecida na área de saúde como um recurso capaz de contribuir na resolução de diversos problemas físicos e psicológicos. Procure um psicólogo habilitado e exponha suas dúvidas em relação ao método, pois esse profissional poderá auxiliá-lo no tratamento. Abraços e boa sorte!
É preciso entrar em contato com o mundo de forma consciente. Experimentar o mundo, as coisas, as pessoas e as relações. É preciso construir vínculos de confiança. É um processo lento, que demandará muito esforço da sua parte, mas que valerá a pena. É no dia a dia que se vence a timidez, com um bom acompanhamento terapêutico para te ajudar a desenvolver habilidades sociais e a se sentir confiante. Hipinose pode até ajudar, mas o contato com o mundo exige prática. Boa sorte.
Olá, utilizo a hipnose como uma ferramenta de auxilio no processo terapêutico, apesar de ser um recurso eficiente não é prudente especificar um tempo de “melhora”. Fuja de curas milagrosas e denuncie quem diz que resolve em uma, duas ou três sessões.
De qualquer forma o psicólogo é o profissional mais indicado para ajudá-lo com sua timidez.
A Disposição!
Olá! É muito importante você identificar se causa dessa excessiva timidez está nas questões de educação familiar ou situações traumáticas. Se estiver causando prejuízo nos aspectos sociais , profissionais , afetivos e abalando a autoestima você pode estar com um quadro instalado de fobia ou pânico. Neste caso, você precisará de um médico psiquiatra e de um psicólogo. No ramo da psicologia existe várias abordagens que trabalham com esse problemática, dentre elas a que eu mais indico é a terapia de EMDR que trata especificamente de situações traumáticas que levaram a formação desses sintomas. Os resultados são de grande relevância e indicado pela Organização Mundial da Saúde.
Se quiser mais detalhes pode entrar em contato pelo telefone que terei todo prazer em te responder.
Um abraço.
A hipnose é apenas uma técnica utilizada em diversos tratamentos, porém deve ser acompanhada de psicoterapia com psicólogo
Nao trabalho com hipnose . No entanto , acredito que se vc fizer uma consulta com um psicólogo de qualquer outra abordagem e estabelecer um bom vínculo com este, será o início de um proveitoso trabalho interno de auto conhecimento . No desenrolar dos atendimentos , estabelecendo um adequado vínculo transferencial com o psicoterapeuta , vc sentirá sua própria evolução e verá como irá mudando sua perspectiva da vida e das pessoas .
Olá tudo bem? Eu trabalho com hipnose e regressão, que são ferramentas maravilhosas para qualquer tipo de desafio no processo terapêutico. O número de sessões é muito individual, o que posso dizer é que essas ferramentas unidas a terapia tradicional aceleram bastante o processo terapêutico. Abraço
Trabalho com a hipnose no processo psicoterápico e lhe digo que o tempo de tratamento é muito individual de cada paciente, pois ele dependerá de diversos fatores como: vínculo terapêutico, intensidade de entrega no processo e comprometimento com o tratamento. Tenho visto resultados satisfatórios da hipnose na psicoterapia tanto no atendimento presencial, quanto no atendimento virtual... mas frisando novamente, isso dependerá de tais fatores que mencionei. A melhor orientação que te posso fazer é: procure um profissional que lhe passe confiança e segurança. Ter um bom vínculo terapêutico influencia no resultado do processo.
Bom dia a hipnose é uma ferramenta que pode ser usada por psicólogos ou psicoterapeutas, preste bem atenção, tem pessoas que usam a hipnose sem ter esta profissão. De qualquer forma ela é utilizada dentro do processo terapêutico e é difícil estabelecer quantas sessões, depende do processo e do teu estado emocional que pode facilitar ou atrasar tua melhora. Tem outras terapias que podem ser uteis para o teu caso, uma foi já sugerida que é o EMDR e as outras são o Brainspotting e o AIM. Espero ter ajudado.
Porque você acha que a hipnose lhe ajudaria ? A hipnose é um método que, pelo próprio Freud, foi reconhecida como ineficaz a longo prazo, isso porque ela disfarça o problema temporariamente, que volta a aparecer aos poucos. Acredito que entender sua timidez e fazer algo com esse entendimento é mais eficaz a longo prazo, pois lhe dá ferramentas para lidar com a mesma, ao contrário da hipnose, que é um procedimento feito por um terceiro e que nos fasta da implicação que temos com nós mesmos.
Olá. Tenho minhas ressalvas com a técnica. Freud começou a utilizar da hipnose com pacientes histéricas (com sintomas psicológicos expressados no corpo), mas abandonou a prática por entender que os sintomas de fato desapareciam logo nas primeiras sessões, mas retornavam após um tempo. Isso fez com que ele mudasse seu próprio entendimento sobre a Psicanálise que recém nascia. Passar o inconsciente para o consciente, o que ele acreditava forçar com a hipnose, não basta para operar mudanças na vida do paciente, mas sim um processo de elaboração que exige a fala livre (técnica de associação livre) e elaboração. Hoje há psicólogos que utilizam pontualmente a hipnose. Ela é eficiente em pessoas sugestionáveis, ou seja, que aceitam sem crítica a interferência do terapeuta sobre si mesmas (claro, antes da hipnose o paciente e o terapeuta fazem um acordo sobre o que será feito). E seus efeitos só são duradouros enquanto o paciente estiver sob efeito da sugestão. Você pode se sentir mais autoconfiante para dar uma aula, por exemplo, mas sua timidez não será resolvida pela hipnose. Depois da aula é possível que, de fato, você se sinta menos tímido, mas por perceber que deu a aula e não teve o feedback negativo que esperava. Porém, é bem possível que nada mude em outras esferas da sua vida ou que não seja uma mudança a longo prazo. Uma psicoterapia, por outro lado, poderia lhe ajudar mais a entender sua timidez, o que lhe impede de se colocar em certas posições frente ao outro e então operar maiores mudanças. Finalmente, sobre sua pergunta, seu hipnoterapeuta até pode dizer que sua técnica funcionará num número x de sessões, mas isso também fará parte da sugestionabilidade. Não há como prever de antemão as mudanças no paciente, entendendo que esse processo é relacional e vai depender do terapeuta e do próprio paciente para que ocorra. Bem como numa psicoterapia. Abraço!
O ser humano é singular e cada um se apropria da vida e do que lhe é oferecido no seu tempo e do seu jeito. Baseado nisso, é difícil te responder em quanto tempo esse trabalho mostra seus efeitos.
Trabalho com Hipnose e Regressão há mais de 15 anos e tenho visto bons resultados desses recursos associados ao trabalho psicoterapêutico nesses casos.
É preciso conhecer o que está por trás, ou por debaixo dessa timidez. Pode haver algum fato traumático que gerou esse comportamento. A Hipnose atua nos comportamentos não desejáveis, mas é preciso ir à origem desse comportamento indesejável tratando a cognição associada ao fato traumático. Isso é possível através da Regressão de Memória.
Portanto, cada pessoa responde de forma peculiar a essas intervenções no seu tempo e do seu jeito.
Ola!
O tempo de um tratamento esta relacionado com a intensidade do transtorno, tempo recorrente e fatores relacionados ao emocional e ambiental.
A eficácia do tratamento está na capacidade do profissional em promover no paciente um estado emocional tranquilo que favoreça a relação, segurança e confiança para o enfrentamento social e seus desafios.
Sugiro não se preocupar com o tempo, mas com os benefícios e a psicoterapia tradicional (associação livre) é muito funcional.
Olá! Entendo que antes de falarmos de quantidade de sessões, há um fator muito importante que é analisar o que você define como timidez, e o quanto isso está afetando sua vida, seus relacionamentos, trabalho, etc. Um profissional poderá, juntamente com você, fazer um diagnóstico do que está acontecendo para que juntos trabalhem todos esses pontos.
Olá!
É importante frisar que a hipnose é uma técnica com muitos poréns, como um dos colegas acima já mencionou, devido à contestação de sua eficiência. Dito isso, entendo que seja importante entender quais as suas expectativas com relação ao tratamento, pois só assim seria possível precisar um período de melhora, ainda que seja difícil fazer previsões certeiras. Cada paciente vai reagir e investir de uma forma diferente no processo terapêutico e às técnicas utilizadas, o que torna o tempo máximo muito maleável. Para uma análise mais aprofundada e individualizada, é um processo pensado a longo prazo.
Essa questão não é difícil de responder. Qualquer tratamento com um bom profissional depende muito mais do paciente e do quanto ele se implica nesse tratamento. Por isso, falar em número de sessões de hipnose, de psicoterapia, de psicologia ou análise é praticamente impossível.
Importante mesmo é você procurar uma analista e se dispor a dar início ao tratamento. Com certeza vai valer muito!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Eu não trabalho com hipnose, porém o tempo do tratamento pode variar de acordo com diversos aspectos, como a intensidade e frequência das questões trazidas e as consequências que elas geram em sua vida. A psicoterapia seria benéfica por propiciar um espaço para você entender melhor essa timidez, em que áreas ela tem te afetado e que habilidades podem ser desenvolvidas para te ajudar nos seus relacionamentos. Alguns exemplos seriam o treinamento de habilidades sociais feito com o psicólogo nas sessões, que pode aumentar seu repertório social, e o treino de resolução de problemas interpessoais.

Hipnose é uma das ferramentas existente para o tratamento da timidez.
Segundo a atual definição pela Associação Americana de Psicologia, é um estado de consciência que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida. O paciente fica mais sugestível as sugestões do terapeuta. E usada na psicologia como um complemento ao tratamento. Alguns colegas aqui, concordam que não se pode taxar uma data certa para o resultado.
Um abraço,
Trabalho com Hipnose desde quando era estagiário (2003). A pergunta correta é: "Como a Hipnose poderia ajudar num tratamento para que eu possa melhorar meus sintomas em Habilidade Social ?" (pois, a timidez pode se manifestar de inúmeras formas; inclusive com sintomas de euforia). O tratamento não se reduz a mera aplicação de Transe para retirar o sintoma, pois, a ORIGEM pode manter-se inalterada, culminando em outros sintomas. Procure profissionais formados em instituições reconhecidas pelos conselhos de classe. E JAMAIS ACREDITE em quem diz que você irá "melhorar rápido" pois, retirar um sintoma não elimina a causa dele. George OliSan
A hipnose foi usada antes de Freud desenvolver a psicanálise, quando o mesmo percebeu que os pacientes precisavam se dar conta das suas angústias inconscientes, para então poderem ser tratadas. Portanto, não vejo eficácia na hipnose e sim no método desenvolvido à partir da hipnose, que se chama psicanálise. Sou formada em psicologia, porém atuo com a psicanálise e estou á disposição!
Boa noite. Como você está?
Percebo que não deve estar fácil para vc lidar com a timidez n? por isso a sua procura por ajuda.
A hipnose já vou comprovada por Freud que longo prazo não tem eficácia. Portanto temos métodos mais eficazes.
A timidez pode ser algo bem difícil de lidar, pois além do desconforto que ela gera frente a situações em que nos percebemos avaliados, ela impede que realizemos aquilo que queremos de verdade. Nossos pensamentos possuem muita influência sobre aquilo que sentimos, sobre nossas reações fisiológicas, e nosso comportamento. A sua dificuldade pode estar relacionada a ansiedade proveniente das preocupações ao se relacionar com o outro. A terapia pode auxiliar muito a lidar com essas dificuldades, e também a ampliar seu repertório de habilidades sociais! Invista em você e em entender suas questões, e não apenas em resultados a curto prazo, em que não haverá compreensão e entendimento profundo. Espero ter ajudado. Sou a leticia, e sou psicóloga. @psi.leticiaaa
A hipnose é uma técnica que, embora tenha sido utilizada em várias áreas da saúde e da psicologia, não é regulamentada pelo Conselho de Psicologia ou por muitas organizações de saúde em vários países por várias razões:

Falta de consenso: A hipnose é uma técnica que gera debates na comunidade científica sobre sua eficácia, aplicação e segurança. A falta de consenso torna difícil estabelecer um conjunto de diretrizes e regulamentações claras.

Variedade de abordagens: Existem diversas abordagens e técnicas de hipnose, e isso pode levar a uma falta de padronização na prática. Cada terapeuta de hipnose pode seguir métodos diferentes, o que dificulta a criação de regulamentos específicos.

Riscos potenciais: Quando usada de maneira inadequada ou por profissionais não qualificados, a hipnose pode ter riscos potenciais, como a criação de falsas memórias ou o agravamento de condições de saúde mental. Isso gera preocupações de segurança para órgãos reguladores.

Ênfase na formação científica: A psicologia e a psicoterapia enfatizam a formação científica e a base de evidências sólidas. A hipnose, embora seja usada em algumas abordagens terapêuticas, carece de evidências científicas robustas em muitos contextos.

Portanto, é essencial entender que a regulamentação varia de país para país e, em alguns casos, de estado para estado. Além disso, é importante enfatizar que, embora a hipnose possa ser usada por alguns profissionais de saúde mental, é fundamental escolher um terapeuta de hipnose que seja também um profissional de saúde mental devidamente regulamentado, como um psicólogo ou psiquiatra. Isso garante que a técnica seja usada de maneira ética e segura.

Se você estiver considerando a hipnose como parte do seu tratamento, é recomendável discutir suas opções com um profissional de saúde mental qualificado que possa avaliar suas necessidades específicas e fornecer orientação apropriada. Como psicóloga de Terapia Cognitivo-Comportamental, estou à disposição para ajudá-lo e fornecer orientações com base em práticas bem estabelecidas e baseadas em evidências. Se você desejar, pode agendar uma consulta comigo pelo Doctoralia ou procurar outros profissionais qualificados para atender às suas necessidades.
O tratamento para timidez com um psicólogo normalmente envolve a psicoterapia, com encontros semanais ou quinzenais e duração de 50 minutos cada sessão. As sessões não têm um número pré-determinado. É importante o comprometimento com o processo terapêutico para que se alcance o objetivo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150