Pessoas com dificuldade em expor seus sentimentos, dificuldando relacionamentos. Qual o profissional

12 respostas
Pessoas com dificuldade em expor seus sentimentos, dificuldando relacionamentos. Qual o profissional indicado?
neste caso, o ideal é buscar uma psicoterapia, onde vc irá expor seus pensamentos, sentimentos e dessa forma, compreender a razão de suas dificuldades de relacionamentos, para que então possa melhorar.

Para uma avaliação inicial, pelas informações descritas por você, acredito que seria interessante procurar um(a) psicólogo(a) para fazer uma anamnese detalhada e poder traçar um plano terapêutico e entender se será um tratamento psicoterápico exclusivamente (sem medicações) ou se será necessário complementar com um tratamento médico psiquiátrico(por vezes por um período mais curto ou pontual, dependendo do quadro). O psicólogo poderá fazer esta primeira avaliação e orientar todos os cuidados que serão necessário no conduzir do caso. Caso procure inicialmente um colega médico psiquiatra na sua cidade e o tratamento medicamentoso não for necessário, ele te encaminhará para um tratamento psicoterápico também, fique tranquilo. Um abraço!
Para ampliar o entendimento sobre psicoterapia, uma vez que a questão remete ao trabalho da Terapia Cognitivo Comportamental. É bom que saiba que no corpo da ciência psicológica há várias abordagens de entendimento sobre o processo psíquico humano. TCG, é uma delas e, a mais difundida pela área médica por desconhecimento da eficácia das outras abordagens, penso eu.
Procure inicialmente um psicólogo. A psicoterapia ajudará você a desenvolver maneiras de lidar melhor com suas emoções e suas dificuldades de relacionamento.
Se houver necessidade, o próprio psicólogo irá orientá-lo a buscar um psiquiatra para avaliar a possibilidade de acrescentar a farmacoterapia em paralelo com a psicoterapia.
Boa tarde! É fundamental procurar um psicólogo. Uma escuta diferencial, acolhedora e profissional em um processo psicoterapêutico irá ajudar. É necessário perceber como se desenha esse "dificuldade em expor sentimentos" e "dificultando relacionamentos" para concluir se o acompanhamento pode ser somente em psicoterapia ou se é indicado algum encaminhamento a outro profissional.
O profissional mais indicado seria o psicólogo. Em uma sessão de psicoterapia, você poderia entender porque não expõe seus sentimentos, e começar a praticar esse comportamento. Na Terapia Cognitiva, entedemos que o pensamento sempre procede o comportamento e a emoção. No caso por exemplo, de uma pessoa que tenha o pensamento, "se eu me expor vão rir de mim", "não vão validar os meus sentimentos", ou "vou ficar vulnerável" o comportamento dela será não expor seus sentimentos. O terapeuta cognitivo irá trabalhar com esses pensamentos para a mudança do comportamento.
O psicólogo é o profissional que pode ajudar muito. Dentro da psicologia existem várias abordagens terapêuticas, e neste caso acho importante você encontrar uma em que se sinta a vontade para levar suas questões. As vezes acontece da pessoa procurar ajuda e não se sentir muito bem com o profissional. Se isso acontecer com você, não desista, pois pode ser apenas uma questão da abordagem.
O profissional mais adequado para lhe auxiliar é o Psicólogo, podendo ser de diferentes abordagens terapêuticas, porém sugiro que você procure um psicólogo cognitivo comportamental, pois trabalham com as situações que te aflingem, os seus pensamentos e emoções pertinentes as situações e o seu comportamento, o que pode lhe ajudar a conseguir expor seus sentimentos. Espero ter lhe ajudado.
Olá. Sugiro que procure um Psicólogo\a para o inicio de uma psicoterapia com o objetivo de aprender a falar,reconhecer, expor seus sentimentos. Através da psicoterapia você identificará o porquê deste bloqueio.
Sugiro a Terapia Cognitivo Comportamental, por meio desta abordagem você aprenderá a identificar seus pensamentos, sentimentos, comportamentos, possibilitando-o a reestruturar os mesmos e agir de outra maneira, mais funcional.Há tratamento.
Abraço
Olá! Recomendo você procurar uma psicóloga para avaliação e melhor entendimento dessa dificuldade que relata. Um abraço!
Olá como vai ?
Acredito que um psicólogo cognitivo - comportamental possa ajuda-lo. Junto de um psicólogo, você vai desenvolver seu auto conhecimento, percebendo o que pensa, o que sente e como age, identificando onde estão os entraves de suas dificuldades e como corrigi-las.
Olá, neste caso recomendo buscar um Psicólogo para melhor compreensão e autoconhecimento. O movimento de expressão de sentimentos está dentro das habilidades sociais, então é possível desenvolver essa habilidade dentro do processo terapêutico. Espero ter ajudado!