Pessoas com problema em explicar alguma situação podem ser ansiosos ou só não sabem se comunicar?

14 respostas
Pessoas com problema em explicar alguma situação podem ser ansiosos ou só não sabem se comunicar?
Olá. As duas explicações são possíveis. A dificuldade de se comunicar pode ser devido a falta de habilidade ou a algum transtorno mental que esteja atrapalhando o desempenho da pessoa. Você citou a ansiedade, mas existem outros transtornos que também atrapalham a fala. Em todas essas possibilidades, existe perspectiva de melhora diante de tratamento. Seria importante passar pela avaliação de um psicólogo para compreender a causa da dificuldade e o que ajuda nesse caso.

Olá!!!!! A partir do que você coloca é difícil de dar um parecer. A dificuldade de explicar alguma situação pode ser decorrente da inibição. Vem principalmente do medo do julgamento do outro, o que pode produzir ansiedade e/ou angústia em relação à situação a ser enfrentada, atrapalha a capacidade de comunicação. Pode também haver algum problema funcional. É preciso avaliar com profissionais da área da Psicologia e da Fono. Abraço e conte comigo!!!
As duas possibilidades
Olá, como os colegas pontuaram acima existem várias possibilidades. Dependendo do caso o treino de habilidades sociais pode ajudar. Espero ter ajudado. Abraço.
A dificuldade em se comunicar pode representar uma série de questões, pode ser ansiedade sim, pode ser falta de aprendizado também, mas pode ser outras coisas.
Mas é uma questão importante, a falta de comunicação pode por o comunicante em enrascadas ou dificultar acessar algumas coisas também. Afinal, a comunicação pode ser uma das nossas mais importantes habilidades.

Como é uma habilidade pode-se observar o que há limita e há treinar também, tem solução!
Olá! As duas explicações podem estar corretas. Para descobrir qual é o teu caso, o ideal é fazer um acompanhamento. Dessa forma, o profissional irá te ajudar a descobrir a melhor explicação para o que está acontecendo contigo e qual a melhor forma de te ajudar.
Tanto a ansiedade quanto a dificuldade de comunicação tem tratamento!
Espero que tu encontre a ajuda que busca!
Fica bem!
Dificuldade em se comunica poder ter várias causas em vários níveis psicológicos. Pode ser a falta de repertório social ou experiencial, ser difícil reconhecer ou expressar nossas emoções ou necessidades, ter medo do que o outro pode pensar a nosso respeito, não se sentir compreendido e aberto a explicar o que se passa. Esses são alguns dos exemplos. Alguns estão relacionados com a ansiedade, que é o medo do futuro, do que poderia acontecer, outros mais ligados a circunstâncias do ambiente e da vida. Em qualquer um dos casos, um profissional pode te ajudar a superar essa dificuldade =)
As pessoas que têm dificuldade em explicar uma situação podem ter problemas com a ansiedade ou simplesmente não terem habilidade de comunicação eficaz. A ansiedade pode causar tensão ou bloqueio na fala, o que dificulta a explicação clara e coerente de uma situação. Por outro lado, falta de habilidade de comunicação pode ser resultado de falta de treinamento ou prática na comunicação clara e objetiva. Ambas as situações podem ser trabalhadas e melhoradas com prática e treinamento adequado.
Olá! Pode ocorrer as duas hipóteses. Sugiro que procure um psicólogo para ajudar a identificar melhor o que está acontecendo e fornecer auxílio para superar essa dificuldade. Na psicoterapia irá aprender a lidar com a ansiedade, técnicas de comunicação, identificar os medos e pensamentos que podem ser gatilhos para a ansiedade e para a dificuldade em se expressar. Procure um psicólogo.
Uma coisa pode levar a outra e vice versa.
A ansiedade é um conjunto de sintomas que podem comprometer várias áreas da vida. Uma delas é a forma como nos relacionamos / comunicamos.
Procure se conhecer para identificar os gatilhos por trás destes mecanismos.
Faça terapia!
Olá, espero que esteja bem. A dificuldade ao explicar alguma situação nem sempre está relacionada a ansiedade, o que pode ser avaliado são as habilidades de comunicação e expressão dessa pessoa. Como exemplo, pessoas que ao longo da vida desenvolveram boa capacidade de oratória vão falar muito melhor do que outras que nunca se apresentaram em público. Não podemos generalizar, vale também observar em que momentos surge essa dificuldade de se expressar. Espero ter ajudado na sua pergunta. Fico a disposição. Tudo de bom pra você.
As duas opções são possíveis, assim como pode ser outra questão também! Para entender melhor o que está acontecendo, os motivos e como melhorar, o ideal é que você tenha um acompanhamento com psicólogo, para que seja mais adequado à situação específica.
Olá, tudo bem?

As dificuldades de expressão podem estar relacionadas tanto a uma causa quanto a outra, porém, diversas outras explicações são possíveis. A ansiedade pode gerar o medo de errare o medo dos julgamentos, causando essa paralisação no momento de conversar cm outra pessoa. Por outro lado, a falta de conhecimento e de repertório, e de poucas habilidades de comunicação também podem contribuir para isso, que inclusive, podem causar ansiedade. A timidez também pode ser uma causa.
Enfim, são diversas as explicações, e que devem ser investigadas de acordo com o contexto de vida do indivíduo. Mas se essas dificuldades impactam consideravelmente as relações, é importante buscar ajuda com um bom profissional da Psicologia.

Espero ter ajudado, estou à disposição.

Abraço.
É preciso uma avaliação ampla para se dizer com mais precisão. Pode ser ansiedade pelo medo de errar, pode ser algum transtorno de linguagem, pode ser falta de repertório linguístico, timidez, assim como pode ser dislexia. Se isto te incomoda, procure um psicólogo possa investigar, caso ele ache necessário, te encaminhará para o especialista adequado, como fono, psiquiatra ou neuro.