pode ocorrer encurtamento da perna por causa artrodese tibio tarsica? as dores param definitivamente

3 respostas
pode ocorrer encurtamento da perna por causa artrodese tibio tarsica?
as dores param definitivamente ou não?
se não fizer a artrodese pode piorar a situação?
Olá. Geralmente não ocorre encurtamento após tal artrodese e as dores secundárias à artrose do tornozelo geralmente se resolvem. Porém, tal avaliação deve ser pormenorizada, pois as demais articulações irão sofrer sobrecarga, e podem ser fonte de dor no futuro.

Na artrodese tíbio-társica buscamos a fusão(união) do talús à tíbia. Fato este que obriga o cirurgião a cruentizar as articulações(raspar a cartilagem) desses dois ossos e consequentemente reduz a espessura dos ossos. Logo um pequeno encurtamento é esperado, mas nada que comprometa a sua marcha.
Sim. Em média o procedimento de artrodese do tornozelo (tíbio társica) encurta aproximadamente 1,0 cm no comprimento da perna. Isto é imperceptível pelo paciente e, na verdade, até facilita a marcha após a artrodese. O encurtamento médio de 1,0 cm somente é verdadeiro quando estamos tratando os casos mais simples de artrodese do tornozelo. Em situações aonde existem complicações associadas, tais como: necrose avascular do corpo do tálus, osteomielite, pseudartrose após falha de artrodese, cirurgia de revisão de prótese total do tornozelo, etc, o encurtamento final após a artrodese pode ser maior.