Pode tomar escitalopram e ciprofibrato no mesmo dia?

4 respostas
Pode tomar escitalopram e ciprofibrato no mesmo dia?
Dr. Marcello Freire Nannetti
Dermatologista, Médico clínico geral, Generalista
Ribeirão Preto
Sim, pode-se usar escitalopram e ciprofibrato no mesmo dia, pois não há interação medicamentosa direta relevante entre eles.
Escitalopram é um antidepressivo da classe dos ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina). Ciprofibrato é um fibrato, usado para reduzir triglicerídeos e colesterol.
Eles atuam em vias diferentes: o escitalopram no sistema nervoso central e o ciprofibrato no metabolismo lipídico.
Cuidados importantes: Ambos podem, em casos raros, causar alterações hepáticas, então é prudente manter acompanhamento médico e exames de função hepática periódicos.
Informe ao médico se você faz uso de outros medicamentos (por exemplo, anticoagulantes, outros antidepressivos, isotretinoína, etc.) para evitar interações indiretas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
Sim, o escitalopram e o ciprofibrato podem ser tomados no mesmo dia, pois não há interação direta grave entre eles descrita. No entanto, ambos podem afetar o fígado e o metabolismo de algumas substâncias, então o uso conjunto deve ser feito com acompanhamento médico, especialmente se o paciente já tiver alterações hepáticas, musculares ou estiver tomando outros medicamentos. O ciprofibrato pode causar dor muscular e aumento de enzimas hepáticas, e o escitalopram pode potencializar esse risco indiretamente em alguns casos. Por isso, é importante manter o acompanhamento clínico e laboratorial regular.
Dr. Guilherme Condé
Médico clínico geral, Generalista
Barueri
Olá, espero que esteja tudo bem por aí.

Pode sim tomar escitalopram e ciprofibrato no mesmo dia. Eles não costumam ter interação direta, mas é importante manter acompanhamento médico, já que ambos exigem cuidado com o fígado e o uso prolongado. Evite ingerir álcool e siga corretamente as orientações de cada prescrição.

Se necessário, estou com agenda aberta para teleconsulta aqui no Doctoralia para cuidar do seu caso mais de perto.

Atenciosamente.
Não existem interações graves conhecidas entre escitalopram e ciprofibrato. É seguro tomar os dois medicamentos no mesmo dia, seguindo corretamente a prescrição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2435 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.