Pode tomar escitalopram e vitamina d3? Ouvi dizer que vitaminas aumentam a serotonina e não poderia

Pode tomar escitalopram e vitamina d3? Ouvi dizer que vitaminas aumentam a serotonina e não poderia tomar com antidepressivo

4 respostas


Não há contraindicação de usar vitamina D e escitalopram, mas é importante lembrar que a vitamina D é uma das vitaminas que podem gerar problemas graves de saúde se for utilizada de maneira errada, portanto é essencial que você só use se de fato tiver deficiência e sob supervisão médica.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


O escitalopram é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), atuando especificamente na regulação desse neurotransmissor no sistema nervoso central. A vitamina D3 (colecalciferol), por sua vez, é um hormônio lipossolúvel essencial para a saúde óssea, imunológica e metabólica, não sendo classificada como substância serotoninérgica nem apresentando ação direta de aumento agudo da serotonina cerebral. A ideia de que “vitaminas aumentam a serotonina” é um equívoco comum. Algumas vitaminas e minerais participam indiretamente de processos metabólicos relacionados ao funcionamento cerebral, mas isso não equivale a provocar excesso de serotonina ou risco de síndrome serotoninérgica. A vitamina D3, especificamente, não possui interação clínica relevante com o escitalopram, sendo considerada segura quando utilizada nas doses recomendadas. Inclusive, há evidências de que níveis adequados de vitamina D estão associados a melhor funcionamento do sistema nervoso e podem contribuir, de forma complementar, para o bem-estar mental. Ainda assim, a suplementação deve ser feita de maneira orientada, preferencialmente com base em avaliação clínica ou laboratorial. Dessa forma, não há contraindicação para o uso concomitante de escitalopram e vitamina D3. No entanto, qualquer ajuste medicamentoso ou suplementação deve ser discutido com o médico assistente, especialmente o psiquiatra, que poderá avaliar o tratamento de forma individualizada. Recomenda-se uma consulta psiquiátrica para esclarecimento completo e acompanhamento adequado. Este canal permanece disponível para tirar dúvidas e apoiar você no cuidado com a sua saúde.

Dr. Pablo Leal

Dr. Pablo Leal

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Pode sim, escitalopram e vitamina D3 podem ser usados juntos com segurança. Vitamina D não causa síndrome serotoninérgica e não aumenta a serotonina de forma perigosa pois isso é um mito comum. Pelo contrário, em muitas pessoas a correção da vitamina D ajuda no humor, energia e ansiedade, sendo até benéfica como complemento do tratamento. Se ainda houver insegurança ou outros sintomas associados, o ideal é avaliar tudo de forma individualizada. Sugiro agendar uma consulta psiquiátrica comigo, para ajustar o tratamento com tranquilidade e segurança.


Em geral, vitamina D3 pode ser utilizada junto com escitalopram quando existe indicação de reposição. A vitamina D não aumenta a serotonina de maneira que produza uma interação perigosa típica com o escitalopram. O risco de síndrome serotoninérgica está relacionado principalmente à combinação de medicamentos ou substâncias que aumentam significativamente a atividade serotoninérgica, e não à suplementação habitual de vitamina D. O ideal é utilizar a dose indicada de acordo com o resultado laboratorial e a avaliação médica, evitando megadoses sem necessidade. Se você estiver utilizando outros suplementos, fitoterápicos ou medicamentos, informe ao médico, pois algumas associações realmente podem exigir cautela. Não há motivo para interromper o escitalopram apenas por estar realizando reposição de vitamina D.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.