Por acaso é antiético fazer terapia com duas pessoas ao mesmo tempo?

14 respostas
Por acaso é antiético fazer terapia com duas pessoas ao mesmo tempo?
O que geralmente pode acontecer é digencia no entendimento sobra você e suas questões, pois psicólogos podem ter abordagens diferentes. Se questione o porque dessa necessidade e discuta essa questão seu psicológico. Boa sorte!

Olá, tudo bem?

Não há uma regra específica em relação a isso, mas pense sobre a real necessidade de investir em dois profissionais de mesma área. O que pode acontecer é que no processo, você pode ficar confuso, já que cada profissional possui uma forma diferente de abordar as questões que você leva à sessão. Analise bem essa situação, e converse com o seu psicólogo sobre isso. Ele poderá te ajudar também nessa questão.

Esperto ter contribuído, estou à disposição, forte abraço!
Para responder com mais clareza, alguns pontos podem ser considerados: eles trabalham com a mesma abordagem? Têm conhecimento dessa situação? Qual o motivo desse acompanhamento duplo?. Se, por exemplo, isso é cogitado como uma alternativa porque a pessoa requer um acompanhamento psicoterapêutico mais frequente que o usual, seria interessante discutir com isso com um dos terapeutas para que seja avaliada a possibilidade de realização de mais de um atendimento na semana o que, em determinados casos, é uma opção. Também é possível que a pessoa seja acompanhada por dois profissionais porque um deles está desempenhando um papel de Co-terapeuta/ Acompanhante Terapêutico e ambos estão alinhados em termos de objetivos terapêuticos e estratégias, então, nesse caso, não seria antiético. Considerando esses pontos, sugiro que essa questão seja discutida com os psicólogos envolvidos e com o paciente/ cliente e/ou familiares. Abç.
Olá, bom dia! O que pode acontecer é que suas questões podem ficar confusas, visto que, cada profissional, têm formas diferentes de tratar e enxergar as demandas de um cliente. Pense sobre isso e faça uma escolha! Espero ter ajudado!
Oi, espero que esteja bem. Não diria que é antiético, mas seria útil explorar por que você está considerando fazer terapia com duas pessoas simultaneamente. Entender as motivações por trás dessa escolha pode fornecer insights valiosos sobre suas necessidades e expectativas em relação à terapia. Recomendo discutir isso abertamente com o profissional de saúde mental para tomar decisões informadas e garantir um processo terapêutico eficaz.
Olá. Exceto em casos muito específicos, como por exemplo, fazer psicoterapia com um profissional e avaliação neuropsicológica com outro, acredito que isso possa trazer alguns embaraços e divergências que podem prejudicar o tratamento e consequentemente a evolução do caso. Indico que leve essa necessidade de fazer terapia com dois profissionais para seu psicólogo, pois é um material importante para trabalhar em sessão.
Compreendi sua pergunta de duas formas:
1) Dois pacientes ao mesmo tempo: Totalmente possível e ético, em casos em que as duas pessoas se relacionem de alguma maneira e queiram trazer mais clareza para a relação, bem como ter apoio do psicólogo para pensar em acordos mais saudáveis.
2) Dois terapeutas e um paciente: Podemos refletir que por trás dessa necessidade de ser duplamente acompanhado(a) há várias questões a se pensar. A questão ética é uma delas, pois, se os terapeutas não estiverem alinhados com a proposta do paciente pode ocorrer uma confusão no tratamento. E também podemos pensar na questão da triangulação: Geralmente você busca segundas opções em seus relacionamentos? Cria planos B, C e D, em caso de o plano A falhar? Uma outra questão que podemos pensar é a complementaridade dos tratamentos, por exemplo, é muito produtivo quando um paciente faz terapia enquanto está em um processo de Coaching. Explico: no coaching você trabalha questões objetivas como metas, sonhos e tarefas com data. Mas, ao trabalhar seus objetivos, podem surgir entraves psicológicos que no processo Psicoterapêutico você terá espaço para aprofundar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá, não existe uma regra que diga que é antiético. Penso que é importante os profissionais saberem da sua decisão. Abraço.
Olá, boa tarde! Como vai?
Além das respostas dos meus colegas, se você está considerando fazer terapia com dois terapeutas ao mesmo tempo, é indicado discutir essa possibilidade abertamente com ambos os profissionais, para que eles possam orientá-la sobre os possíveis benefícios, desafios e limitações dessa abordagem. Os terapeutas podem avaliar caso a caso e decidir se isso é apropriado para você e atende às suas necessidades terapêuticas específicas.
Em última análise, a decisão de fazer terapia com dois terapeutas ao mesmo tempo deve ser tomada em conjunto com os profissionais envolvidos para garantir uma abordagem adequada e ética.
Espero ter ajudado!
Você não nos fala do seu motivo para ter dois terapeutas ao mesmo tempo. De toda maneira, nenhum profissional aceitaria isto. A razão é que você sofreria uma grande vontade para triangular, ou seja, ter em mente o que acontece com um dos dois enquanto fala com o outro. Isto é nada mais nem menos que uma resistência, ou seja, você iria avançar menos, ou não iria avançar, na exploração do seu inconsciente.
A prática de ser acompanhado por dois profissionais diferentes ao mesmo tempo pode ser controversa e levanta questões éticas. Isso porque a comunicação aberta e a confiança são fundamentais na relação terapêutica, e a presença de dois terapeutas pode gerar conflitos de informações, comprometendo a qualidade do tratamento. Caso haja necessidade de mudança ou ajustes na abordagem terapêutica, é mais apropriado discutir isso com o terapeuta atual antes de procurar um segundo profissional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Antiético acredito que não, só não sei seus objetivos com cada profissional ou principalmente, com sua psicoterapia. Quem sabe você trabalha isso na terapia com eles? Para mim, parece uma auto sabotagem. Você quer realmente melhorar dos motivos que buscou psicoterapia? Seriam problemas de confiar nas pessoas? Reflita sobre isso.
Olá! Não há nenhuma regra ética que sustente a sua questão. Porém, qual o intuito de manter terapia com duas pessoas?
Olá! Fazer duas terapias ao mesmo tempo não significa que a sua melhora será maior ou mais rápida, pois o objeto de trabalho é o mesmo: você. E você é um só! Seja em quantas terapias for! Por isso, melhor dedicar-se a olhar para si de forma ampla e profunda, ao invés de buscar mais ferramentas nos profissionais. Espero ter ajudado a refletir! Bjs.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!