Por gentileza gostaria de saber como lidar com meu único filho de 5 anos que ultimamente anda agressivo

8 respostas
Por gentileza gostaria de saber como lidar com meu único filho de 5 anos que ultimamente anda agressivo com os colegas de Escola?
É importante que procure um neuropediatra para fazer uma avaliação, depois recomendo o atendimento psicológico, de preferencia um profissional com especialidade em crianças.

Boa tarde.
Precisaria entender melhor a questão. Na maioria dos casos o comportamento da criança é um reflexo de algo que não esta bem na familia.
Caso queira me ligar estou a disposição para te ouvir ou ainda passe um email com maiores detalhes.
Para uma orientação eficaz precisaria conhecer um pouco do seu contexto familiar.
Tente se aproximar dele e acolher o que ele tem a dizer por meio de brincadeiras, é uma opção, assim ele sentirá confiança em você e a possibilidade de obter sua ajuda, através do interesse demonstrado. Vejo ser necessário ir na escola e conversar com a professora e/ou responsável para compreender direitinho o que anda acontecendo. Outra coisa importante é procurar verificar também como estão as coisas em casa, e se existe a chance de estar havendo algum reflexo nele. Investigue e pense em todas as possibilidades para poder intervir e ajudar seu filho neste momento complicado para ele. Espero ter ajudado!! Um forte abraço!!
Para qualquer orientação, seria importante saber algumas outras informações, por exemplo: que agressividade é essa? Ele bate, grita? Em que momentos ela aparece?, entre outras. Sem saber isso e outros dados da família e da criança, seria um palpite falar o que está acontecendo.
Recomendo que procure um(a) psicólogo(a) de orientação psicanalítica que atenda crianças para poder te orientar da melhor maneira possível.
Boa noite sra.As crianças ainda não tem o recurso que tem um adulto para verbalizar às suas questões efetivamente oriundas do núcleo edipiano.Nesta idade muitas vezes ocorre dificuldade da criança de identificar qual o seu lugar na tríade familiar.E um dos sintomas pode ser a agressividade exacerbada. Bom seria leva-lo a um profissional da área, para deslocar essas pulsões de forma construtiva! Caso haja a presença de um novo membro na familia isto pode também acontecer, Como também o isolamento e a inibição ser decorrencia desse quadro.
É necessário uma avaliação profunda. O que poderia lhe dizer é que geralmente os comportamentos de um criança são reflexo do meio externo em que está inserido, recomendo avaliação psicológica.
Bom dia! As crianças estão desenvolvendo a competência
emocional, que abrange as habilidades para expressar adequadamente, interpretar e regular suas emoções, bem como para entender as emoções dos outros.

Entre os 3 e os 6 anos, as crianças também começam a compreender a relação entre a memória e a emoção, ou seja, pode ter acontecido uma situação de conflito entre as crianças que não foi bem resolvida, e nos dias seguintes reativar as emoções, levando a criança a agir com agressividade. Portanto, indico a avaliação psicológica para ajudá-la compreender o que está acontecendo com o seu filho. O profissional da psicologia pode favorecer o desenvolvimento da inteligência emocional, orientando a família e a escola. Busque um profissional com especialização em atendimento infantil.
É uma importante entender esse comportamento. Só acontece na escola? Uma reunião com equipe pedagógica pode fornecer informações importantes, aconteceu alguma coisa, exclusão em algum momento, críticas frequentes? Pode ser uma reação a algo que tenha ocorrido no ambiente escolar.