Por que a administração da lidocaína com a Benzetacil é desaconselhada?

1 respostas
Por que a administração da lidocaína com a Benzetacil é desaconselhada?
Dr. Daniel Bolognese
Geriatra, Nefrologista
Maringá
A administração de lidocaína junto com Benzetacil (penicilina benzatina) é uma prática que exige cautela e algumas considerações importantes. A lidocaína pode ser utilizada para reduzir a dor da injeção intramuscular da Benzetacil, mas há motivos pelos quais essa combinação pode ser desaconselhada em algumas situações:

Razões para Desaconselho em Algumas Circunstâncias
Risco de Reações Alérgicas ou Adversas:

Tanto a penicilina quanto a lidocaína podem causar reações alérgicas. A combinação dos dois pode dificultar a identificação do agente causador, caso ocorra uma reação.
A lidocaína também pode causar efeitos adversos, como tontura, palpitações e, em casos raros, toxicidade sistêmica.
Compatibilidade Farmacológica:

A mistura da Benzetacil com lidocaína deve ser feita adequadamente para evitar problemas de estabilidade ou alteração na eficácia do antibiótico.
Redução do Volume de Injeção:

Adicionar lidocaína ao volume da Benzetacil pode aumentar o volume total a ser injetado, o que pode ser desconfortável ou dificultar a administração intramuscular profunda.
Prevenção de Más Interpretações:

A dor no local da aplicação é um indicativo da correta administração intramuscular. A lidocaína pode mascarar o desconforto, o que, em algumas situações, pode levar a erros técnicos, como injeção inadequada.
Risco de Toxicidade Sistêmica:

Se a lidocaína for inadvertidamente injetada em um vaso sanguíneo em vez de no músculo, pode causar toxicidade, resultando em sintomas como convulsões ou arritmias cardíacas.
Situações em Que a Lidocaína é Mais Aceita
Quando a administração de Benzetacil é extremamente dolorosa, o uso de lidocaína pode ser indicado, desde que realizado por um profissional habilitado, com precauções para evitar complicações.
A lidocaína 1% sem vasoconstritor é geralmente a escolha preferida, e a mistura deve ser feita imediatamente antes da aplicação.
Recomendações Gerais
Sempre consultar o médico: Avaliar a necessidade e os riscos da adição de lidocaína.
Realizar o teste de alergia: Tanto para penicilina quanto para lidocaína, caso haja histórico de alergias.
Técnica correta de administração: Garantir que a aplicação intramuscular seja feita adequadamente para minimizar a dor sem comprometer a eficácia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 523 perguntas sobre Benzetacil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.