Por que as alucinações na maioria em caso de esquizofrenia , não são visões de coisas belas , bonitas

3 respostas
Por que as alucinações na maioria em caso de esquizofrenia , não são visões de coisas belas , bonitas , mas quase sempre com visões assustadoras, negativas etc... Por que acontece isso?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Na esquizofrenia existem exacerbaçoes de sentimentos já previamente existentes dentro de si, exageros e distorçoes da realidade. O cérebro pode criar cenarios inexistentes, o paciente pode ouvir vozes onde não existe, as vozes vem de dentro da cabeça.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Rita Cytryn
Psiquiatra
Salvador
Em se tratando de um transtorno mental, como o nome já diz, é um transtorno. Via de regra essa desorganização se expressa com medo, angústia, representações de sentimentos de alguém que está perdendo o contato com a realidade consensualmente admitida. Muito improvavelmente teria alucinações agradáveis, embora seja possível, são raras.
Na esquizofrenia existe uma tendência maior da percepção de alucinações auditivas quando comparadas as visuais. Pacientes com muitas alterações visuais devem ser bem investigados para doença orgânicas causadoras da psicose. Isso acontece pois a esquizofrenia é basicamente uma doença ligada a organização do pensamento e do ego. Todos nos temos elementos conflituosos dentro da nossa mente, muitas vezes arquivados em regiões cerebrais/mentais pouco acessíveis ao pensamento racional e lógico. Na psicose/esquizofrenia, ha uma perda do filtro associativo, de forma que o indivíduo perde as fronteiras de si, e estes conflitos internos podem ser colocados, ou projetados externamente e ai percebidos. Tudo que esta fora é ruim, é negativo e me persegue. Esta divisão é típica do que se chama posição esquizo-paranoide e esta presente nos estados mentais mais arcaicos e infantis.
Vale relatar que alguns pacientes podem ter experiências alucinatórias positivas.

a disposição

Especialistas

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Manoela Amorim

Manoela Amorim

Psicólogo

São José

Gleiciane Aline de Araújo

Gleiciane Aline de Araújo

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 494 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.