Por que o tratamento preventivo após cirurgia de liposarcoma bem diferenciados é preciso ser feito

3 respostas
Por que o tratamento preventivo após cirurgia de liposarcoma bem diferenciados é preciso ser feito logo após a cirurgia. Como não se consegue avaliar se houve metastase, não poderia ser feito depois de 2 ou 3 meses?
O tratamento adjuvante (após a cirurgia) é feito para evitar a recorrência do tumor, e deve ser feito quanto antes, logo após a recuperação da cirurgia.
O ideal é que seja iniciado em 3 a 12 semanas (no máximo); caso demore mais de 12 semanas para iniciar o benefício é menor.
O objetivo deste tratamento é tratar micrometástases ( células tumorais na corrente sanguínea ou linfática), evitando assim que o tumor volte, e aumentando a chance de cura.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Luiz Fernando Nunes
Oncologista, Cirurgião geral
Rio de Janeiro
O Lipossarcoma bem diferenciado, dentre os subtipos de Lipossarcomas, é o que apresenta melhor resultado. Na imensa maioria dos casos, é curado com a cirurgia, quando as margens estão livres. Como esse tumor tem um comportamento biológico menos agressivo (baixo grau), o risco de metástase a distância é baixo. Não recomendo nenhum tratamento adjuvante nesse caso. Recomendaria uma vigilância no local operado a cada 6 meses e orientaria o auto-exame.
Dr. Marcos Vinicius Franca
Oncologista, Médico clínico geral
Taguatinga
Os tratamento feitos apos a cirurgia visam aumentar as taxas de curabilidade do tumor. Muitas vezes, é possivel que exista alguma celula tumoral na circulação mesmo nos tumores que foram completamente removidos, pois os exames de imagem que sao feitos conseguem diagnosticar apenas as lesoes ja instaladas e nao as possíveis celulas tumorais circulantes existentes. A intenção de fazer o tratamento logo que o paciente se recupera da cirurgia é aumentar a chance destas células serem destruidas. Caso se aguarde o surgimento de alguma alteração nos exames para fazer tratamento, nao se fala mais em tratar para aumentar a chance de cura, mas em tratar uma recidiva.

Especialistas

Vinicius Agibert

Vinicius Agibert

Oncologista, Médico clínico geral, Especialista em clínica médica

São Paulo

Aline de Santana Ferreira

Aline de Santana Ferreira

Dermatologista

Rio de Janeiro

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Berenice Werlang

Berenice Werlang

Dermatologista

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Lipossarcoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.