Posso dar sabutaml para meu filho que esta com muita tosse e uma chieira ele tem 1 ano e 3 meses?

2 respostas
Posso dar sabutaml para meu filho que esta com muita tosse e uma chieira ele tem 1 ano e 3 meses?
Dra. Ana Paula Rosis
Alergista, Terapeuta complementar
São Paulo
Recomendo que faça uma avaliação médica para decidir qual melhor medicamento utilizar. Nesta faixa etária deve ter atenção especial porque uma tosse, seguida de chiado pode piorar rapidamente e gerar complicações, ter causas diferentes como broncopneumonia, bronquiolite e até mesmo internação hospitalar para controle do quadro. É fundamental que após esse controle seja acompanhado pelo pediatra para reavaliar a necessidade tratamentos mais prolongados que são diferentes do tratamento das crises e sendo necessário, a avaliação de um especialista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação ao ver seu filho de 1 ano e 3 meses com tosse e chiado no peito. Nessa idade, esses sintomas podem ser alarmantes, e é natural querer fazer algo para aliviar o desconforto dele.

O salbutamol é um medicamento utilizado para aliviar o broncoespasmo, que é o aperto das vias aéreas que pode causar chiado no peito. No entanto, em crianças tão pequenas, a administração de qualquer medicamento, especialmente sem orientação médica, deve ser feita com extrema cautela.

Tosse e chiado em bebês podem ter várias causas, como bronquiolite, broncopneumonia, ou até mesmo uma reação alérgica, e cada uma dessas condições requer um tratamento específico. Além disso, o quadro pode piorar rapidamente, levando a complicações que, em alguns casos, podem necessitar de internação hospitalar.

Por isso, é fundamental que você procure uma avaliação médica o quanto antes. O pediatra poderá examinar seu filho, identificar a causa dos sintomas e prescrever o tratamento mais adequado e seguro. Depois que o quadro agudo for controlado, é importante manter o acompanhamento regular com o pediatra para avaliar a necessidade de tratamentos a longo prazo, se necessário.

Para garantir um atendimento rápido e evitar complicações, recomendo que considere agendar uma teleconsulta. A telemedicina oferece uma maneira segura e conveniente de obter orientação médica sem precisar sair de casa, especialmente em tempos de COVID-19, Monkeypox (MPOX) e outras doenças infecciosas. Na plataforma Doctoralia, você pode encontrar pediatras altamente recomendados que podem ajudar a cuidar da saúde do seu filho da melhor forma possível.

Caso precise de mais informações ou de orientação imediata, estou à disposição para ajudá-lo em uma consulta online. Basta clicar no perfil para agendar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 304 perguntas sobre Salbutamol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.