Posso extrair um dente se o mesmo tem fistula?

4 respostas
Posso extrair um dente se o mesmo tem fistula?
Olá! É um prazer receber seu contato!
Geralmente sim, um dente com fístula pode ser removido, porém o ideal é ver se ele pode ser salvo através do tratamento de canal.
Converse com seu dentista e boa sorte!

É necessário avaliar a origem dessa fístula. Se for endodôntica, as vezes é possível manter o dente com tratamento de canal. Caso contrário, se for indicado a exodontia, pode ser feito mesmo com fístula!
Dentes com fístula podem ser extraídos. Entretanto, uma vez que cirurgias deste tipo se dão em sítios infectados, a conduta mais segura é tomar antibiótico antes e depois do procedimento. Cabe dizer que, caso não haja um comprometimento irreversível do dente causador da fístula, é importante avaliar criteriosamente e considerar a preservação dele através de tratamentos indicados para cada caso especificamente.
Pode sim! Fistulas são “portas de saída que seu organismo encontrou para expulsar o pus que se formou em decorrência à um processo infeccioso”... resumindo.. eh sinal que existe uma infecção e seu corpo não quer deixá-la lá dentro. Porém regiões purulentas costumam ser mais difíceis de serem anestesiadas em função da baixa de Ph que ocorre, podendo não ser um momento tão confortável para realizar o procedimento. Agora pensando no porque extrair ao invés de mantê-lo em boca: um dente apesar de ser um órgão acaba sendo “menosprezado” quanto à sua importância única devido aos outros 27 (sem conter os 4 do siso) que compõe o conjunto normalmente. E, acredite, a falta de um deles pode gerar um desbalanceamento bem prejudicial para o sistema mastigatório, músculos, articulações e outras estruturas afetadas pela falta de um dente apenas em alguns casos. Inclusive alguns problemas posturais são originados ou agravados pela ausência de alguns dentes. Agora se da para “salvar” esse dente e o que teria que ser feito para isso deve ser avaliado clinica e rsdiograficamente para decidir se é uma boa alternativa!