Posso mandar uma mensagem ao meu psicológico no dia do psicólogo? Uma mensagem (um textão, rsrs) diz

21 respostas
Posso mandar uma mensagem ao meu psicológico no dia do psicólogo? Uma mensagem (um textão, rsrs) dizendo o quanto a terapia é importante para mim, que gosto da terapia, agradecendo ao meu psi... Tenho medo de ele não gostar...
 Beatriz Ribeiro
Psicólogo
Londrina
Olá!! Acredito que pode sim, vejo isso como uma forma de reconhecimento do trabalho que vem sendo feito e do vínculo estabelecido entre vocês!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
Sendo um desejo seu e dado que se sente feliz com as contribuições que a terapia tem trazido, compreendo como um gesto bastante saudável e construtivo da relação entre paciente e terapeuta.
Embora algumas abordagens da Psicologia sejam mais rigorosas quanto às algumas regras, não vejo problema em enviar a mensagem. O psicólogo saberá como acolher seu gesto e isso não atrapalhará o decurso da psicoterapia. Sua mensagem é uma forma de expressar seu sentimento.
Dr. José Augusto Avelar
Psicólogo, Terapeuta complementar
Sarandi
Acredito que pode mandar a mensagem, pois é uma forma de vc expressar seus sentimentos terapêuticos. E poderá estar contribuindo para quebrar alguns preconceitos de que fazer terapia é coisa de gente doida. Precisamos olhar e ver que ir num psicólogo deve ser tão normal quanto ir em qualquer outro profissional do seguimento da área da saúde.
 João Sales
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! Particularmente não vejo problema algum você mandar mensagem para seu terapeuta, isso inclusive, humaniza todo o processo analítico, onde do outro também existe uma pessoa com seus desejos e ideais. Penso que será bem-vinda essa mensagem. Abraços
 Alcionete Hirth
Psicólogo
Curitiba
Olá!No meu ponto de vista é um gesto de gratidão e agradecimento em relação ao processo teraputico. Como profissional aprecio as mensagens e feebacks dos pacientes pois é motivador. Se voçê deseja enviar uma mensagem não vejo problema.
 Raquel Mangini Stinghen
Psicólogo
Franca
Nossa, meu SONHO!!
Faça isso sim, é totalmente saudável e motivador pra qualquer profissional receber um feedback assim.
Espero ter ajudado!
Olá, boa tarde!

Mesmo com abordagens mais ortodoxas esse diálogo diz sobre a forma como você estrutura uma relação e como demonstra isso.
Sua mensagem pode ser um agradecimento e significar muito pra ti e também para o profissional que lhe atende.
E que bom que esta satisfeita com seu processo ;-)

Abraços
 Rosiane Camelo
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! Não visualizo problema algum, vejo isso como agradecimento e gratidão da sua parte, sem contar que se você tem essa vontade, é sinal que o Psicólogo tá fazendo um excelente trabalho!
Olá, boa tarde! Acredito que as respostas dos colegas esclareceram a sua dúvida. Caso você escolha enviar a mensagem no Dia do Psicólogo, lembre-se que não têm nada de inadequado nesse comportamento e que nenhum limite está sendo ultrapassado. Entretanto, talvez seja interessante e muito benéfico para o seu tratamento, dividir com o seu psicólogo (em sessão) esse medo que você sentiu de ele não gostar.
Oi Boa tarde! Acho que pode sim...você quer agradecer a ele o trabalho que ele está fazendo com você. Abraços.
 Débora Cabral Leite
Psicólogo
João Pessoa
Não vejo nenhum problema em mandar mensagem. Você pode inclusive falar para seu psicólogo esse seu receio.
 Cintia Emiliano
Psicólogo
Lagoa Santa
Oh gente, que legal!! Avalie como se dá seu vínculo com ele e se vc perceber que cabe na relação, acredito que será importante, tanto pra você, quanto pra ele.
 Pascoal Zani
Psicólogo
Curitiba
Com certeza! Faz todo sentido expressar emoções na vida e dentro do processo terapêutico. Faça isso por você, de modo leve. Tente deixar menor o peso do medo de que ele venha a julgar, não gostar.
 Francisca Vieira
Psicólogo
Barueri
Sim! E acredito que o fará feliz em perceber sua valorização.
Olá, acredito que sim! Receber carinho e palavras positivas é sempre algo muito agradável.
 Fábio Ribeiro
Psicólogo
Rio de Janeiro
Claro que pode! Isso mostra o quanto voce está gostando do processo terapeutico e fortalece o vinculo entre voces. Tenho a certeza de que ele ficará feliz com a mensagem :)
 Gislainy Silva
Psicólogo
Campina Grande
Sim. Eu amo receber mensagem nessa data, dos meus pacientes.
Dra. Letícia Carvalho
Psicólogo
Salvador
Embora não seja algo obrigatório, é certamente um gesto bem-vindo, pois os profissionais apreciam saber o quanto a terapia tem sido importante para seus pacientes.

Se você sente vontade de expressar sua gratidão, sinta-se à vontade para fazê-lo. Esse tipo de reconhecimento costuma ser recebido com carinho.
Oi.
- Pode sim, não há nada que proíba esses tipos de mensagens, mas se você não se sente confortável em mandá-las, converse com seu terapeuta se há abertura para isso, se ele não vai ficar incomodado/a ou em quais momentos você pode se expressar com ele fora da terapia.
- Ultimamente a tecnologia tem afastado as pessoas, mas nós podemos fazer um bom uso dela e criar laços e conexões.
- Qualquer dúvida fale com a gente.
Abraços
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

Olha, só o fato de você estar pensando com tanto carinho sobre isso já mostra o quanto essa relação terapêutica tem sido significativa pra você. E isso é algo profundamente bonito. A terapia é um espaço de encontro — não só com o outro, mas com a gente mesmo — e quando esse encontro se transforma em algo que toca, que transforma, é natural que surja essa vontade de expressar.

É compreensível esse medo de que o psicólogo não goste ou ache “demais”. Mas será que esse receio fala mais sobre o que você imagina que o outro sente, ou talvez sobre o que você aprendeu ao longo da vida sobre demonstrar afeto e reconhecimento? O quanto você se permite agradecer quando algo te faz bem? Que histórias você carrega sobre ser ‘demais’ para o outro quando se mostra por inteiro?

Do ponto de vista da neurociência, a gratidão e o reconhecimento genuíno ativam circuitos cerebrais ligados ao vínculo, à segurança e ao bem-estar emocional — tanto em quem sente, quanto em quem recebe. Ou seja, essa sua vontade, além de sincera, tem um potencial afetivo real, e pode até fortalecer essa aliança terapêutica, se for algo feito com autenticidade e leveza. É como se o cérebro dissesse: "Olha, isso aqui importa. E me faz bem saber disso."

Talvez a pergunta mais interessante não seja “Será que posso?”, mas sim: “O que seria importante pra mim ao escrever essa mensagem?” ou ainda, “O que eu gostaria que ele soubesse sobre minha experiência na terapia, mesmo que eu nunca diga em voz alta?”. Porque no fundo, mais do que acertar o tom, talvez seja sobre reconhecer o quanto você se permitiu sentir tudo isso.

Caso precise, estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.