Posso tomar suplemento alimentar tayucaroba junto com amoxicilina?

4 respostas
Posso tomar suplemento alimentar tayucaroba junto com amoxicilina?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
De forma geral, não há uma interação conhecida entre a amoxicilina e o suplemento alimentar tayuyaroba (ou tayocaroba), que é uma planta com uso tradicional, geralmente em cápsulas ou chás, com propriedades digestivas e anti-inflamatórias. No entanto, por se tratar de um produto natural que pode ter efeitos variados no organismo, o ideal é sempre informar seu médico ou farmacêutico sobre o uso conjunto, especialmente se você estiver em tratamento com antibióticos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcos Paulo Cruvinel
Médico clínico geral, Hematologista
Frutal
Não há interações conhecidas entre o suplemento alimentar Tayucaroba e a amoxicilina. Em geral, suplementos naturais como o Tayucaroba (composto por extratos vegetais e vitaminas) não interferem diretamente na ação dos antibióticos. No entanto, é importante observar alguns pontos: suplementos podem conter substâncias que alteram a absorção intestinal de medicamentos, especialmente se tomados muito próximos das doses. O ideal é manter um intervalo de pelo menos duas horas entre o antibiótico e o suplemento.

Além disso, durante o uso de antibióticos, o organismo pode ficar mais sensível, e nem todos os produtos naturais têm comprovação de segurança ou pureza. Por isso, o ideal é sempre informar ao médico que prescreveu a amoxicilina sobre o uso do suplemento, especialmente se houver histórico de alergias, doenças hepáticas ou uso de outros medicamentos.
Olá! Não há interação conhecida entre o Tayucaroba e a amoxicilina, mas o ideal é tomar o suplemento e o antibiótico com pelo menos 2 horas de intervalo, para não interferir na absorção. E lembre-se: suplementos devem ser usados com orientação profissional, especialmente durante tratamentos com antibióticos.
Dr. Daniel Moura
Generalista, Médico clínico geral
Ribeirão Preto
Olá! Este medicamento que você citou é uma mistura de dente de leão, jacarandá caroba, chapéu de couro, janaúba, velame do campo e picão da praia. No geral, o antibiótico não tem muita interferência com o uso de fitoterápicos. Alguns dos fitoterápicos em questão podem interferir com a ação do rim no medicamento, contudo, como a ação destes é pequena, não seria suficiente para prejudicar de forma notável o antibiótico. Recomendo também se atentar para o motivo do uso do suplemento. É alguma doença? Há tratamento mais bem embasado, eficaz e estudado para esta doença? Qualquer coisa, agende uma consulta para esclarecer sobre isto! Abraços;

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1140 perguntas sobre Azitromicina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.