Posso usar Cerumin com o prazo de validade vencido? Quais são as consequências?

3 respostas
Posso usar Cerumin com o prazo de validade vencido? Quais são as consequências?
Sugiro não usar nenhuma medicação com o prazo de validade ultrapassado. Um remédio com a validade vencida pode causar desde uma irritação local até a piora dos sintomas e infecções no local de aplicação.

De acordo com a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o prazo de validade de um medicamento é a data-limite para utilização do produto, definida pela própria indústria farmacêutica, com base em testes específicos realizados sob rigoroso controle, para avaliar a estabilidade dos elementos ativos que constam da fórmula. Portanto, ela funciona como um fator de referência, que indica o fim do período de vida útil do medicamento. Ou seja, depois daquela data os laboratórios não mais garantem a capacidade de o produto preservar a potência, eficácia, e segurança.
O maior risco é o medicamento não funcionar, sua cera não amolecer e você ter que comprar outro medicamento para repetir o procedimento e retornar para lavar novamente. Vale seu tempo? Eu acho que não.