Pra quem não é diabético,uma glicemia 160 após uma hora da refeição é normal??

2 respostas
Pra quem não é diabético,uma glicemia 160 após uma hora da refeição é normal??
Uma glicemia acima de 140 mg/dL após a refeição já deve ser investigada, portanto procure o seu endocrinologista.

A glicemia pós-prandial, ou seja, o nível de açúcar no sangue após uma refeição, pode variar dependendo de vários fatores, incluindo o tipo e a quantidade de alimentos consumidos. Para pessoas que não têm diabetes, os níveis de glicose no sangue geralmente voltam ao seu intervalo normal algumas horas após comer.

De acordo com as diretrizes de várias organizações de saúde, um nível de glicose no sangue inferior a 140 mg/dL duas horas após uma refeição é considerado normal para pessoas sem diabetes. Uma hora após a refeição, os níveis podem ser temporariamente mais altos, pois o corpo ainda está no processo de absorver e metabolizar os carboidratos consumidos. Um valor de 160 mg/dL uma hora após comer pode estar dentro do esperado, dependendo da composição da refeição, mas é importante considerar o contexto geral e outros fatores de saúde.

A medicina integrativa enfoca a compreensão do corpo como um sistema interconectado, onde a dieta, o estilo de vida e a saúde metabólica desempenham papéis cruciais. Se você está preocupado com seus níveis de glicose após as refeições ou com o risco de desenvolver diabetes, é aconselhável adotar uma abordagem proativa, considerando ajustes na dieta e no estilo de vida que possam ajudar a manter os níveis de glicose em um intervalo saudável. Isso pode incluir escolher alimentos com baixo índice glicêmico, que têm um impacto menor nos níveis de açúcar no sangue, aumentar a atividade física e manter um peso saudável.

Além disso, se você observar frequentemente níveis elevados de glicose no sangue após as refeições ou tiver preocupações sobre sua saúde metabólica, é importante discutir essas observações com um profissional de saúde. Eles podem recomendar monitoramento adicional ou testes para avaliar sua tolerância à glicose e risco de diabetes.

Lembre-se, a prevenção e a detecção precoce são fundamentais para gerenciar a saúde metabólica e prevenir complicações a longo prazo. Uma abordagem integrativa à saúde pode oferecer estratégias valiosas para manter seus níveis de glicose sob controle e promover o bem-estar geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.