Pregabalina ou amitriptilina para TAG? Amitriptilina tem muito efeito colateral no inicio? Meu médic

Pregabalina ou amitriptilina para TAG? Amitriptilina tem muito efeito colateral no inicio? Meu médico passou para ansiedade.

3 respostas


As duas condutas( amitriptilina ou pregabalina) podem ser utilizadas de acordo com os sintomas e perfil do paciente. A amitriptilina como outros antidepressivos da mesma classe e classes diferentes podem sim terem efeitos colaterais por um questão de receptores.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Sim, ambas podem ser usadas na TAG. A indicação possivelmente se deu com base em outros sintomas relatados. Normalmente em dose baixa a amitriptilina é bem tolerada. Os efeitos colaterais mais comuns são constipação (útil quando há diarreia por ansiedade), boca seca (se frequentemente molhar a boca, tudo bem), sono (ajuda a dormir), retenção urinária (pode ser útil se há escape urinário por ansiedade). Os efeitos colaterais dependem, óbvio, da dose.


As duas podem ser prescritas. Os efeitos colaterais não são “a regra”, mas podem estar presentes no início do tratamento e tendem a diminuir e até desaparecer, quando presentes.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.