Prezados, caí na besteira de experimentar dois comprimidos de Venvanse - 50mg, para "ajudar nos estu

3 respostas
Prezados, caí na besteira de experimentar dois comprimidos de Venvanse - 50mg, para "ajudar nos estudos", tomei um comprimido na terça-feira e o outro na quinta-feira. Estou participando de um concurso público e vi que solicitam o exame toxicológico a partir de amostras do cabelo, com janela de detecção mínima de 90 dias, inclusive para detecção de anfetaminas. Supondo que eu colete esse exame daqui 30 dias, será que existe a possibilidade de acusar positivo para a substância? Mesmo sendo um uso único?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
O Venvanse contém lisdexanfetamina, que no organismo se transforma em dextroanfetamina, substância que pode sim ser detectada em exames toxicológicos de cabelo, mesmo após uso único, pois esse tipo de exame consegue identificar a presença da droga por um longo período, geralmente até 90 dias ou mais. A chance de positivar depende de fatores como a sensibilidade do teste, a quantidade utilizada e a velocidade de crescimento do cabelo, mas não é possível garantir que não apareça no resultado. Recomendo que agende uma consulta comigo, dra. Jéssica Primitivo, para avaliarmos seu caso com mais detalhes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Marcia Tapai Forster
Endocrinologista, Médico clínico geral
São Paulo
Mesmo sendo uso único pode aparecer no exame. O que depende é quanto tempo depois do último uso fez o exame. Se fizer após 30 dias não apresentará mais a anfetamina no organismo.
Dra. Carolina Rampazo
Médico clínico geral
Alta Floresta
Com uso único ou muito esporádico de Venvanse (Lisdexanfetamina), a chance de dar positivo em exame toxicológico de cabelo 30 dias depois é baixa. O exame detecta drogas pelo depósito de metabólitos nos fios, normalmente analisando cerca de 90 dias de crescimento. Com uma ou duas doses isoladas, a quantidade depositada tende a ser mínima, e muitos laboratórios não detectam.

A detecção de anfetaminas ocorre principalmente com uso frequente ou contínuo, e fatores como tipo, cor e comprimento do cabelo também influenciam o resultado.

Ou seja, o risco de positivo existe, mas para doses como as que você tomou, as chances que o teste acuse a substância são baixas.

Especialistas

Marcio Bezerra

Marcio Bezerra

Psicólogo

Nova Iguaçu

Agendar uma visita
Bianca Fumagalli

Bianca Fumagalli

Psicólogo, Psicopedagogo

Sorocaba

Agendar uma visita
Marcela Felício

Marcela Felício

Psicólogo, Psicanalista

São José dos Campos

Agendar uma visita
Cleide Alves

Cleide Alves

Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Apoio para aprovação em concursos públicos e universidades/faculdades
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.