Prezados Profissionais Sou cantora lírica profissional e tenho um cisto congênito na corda vocal

1 respostas
Prezados Profissionais

Sou cantora lírica profissional e tenho um cisto congênito na corda vocal direita, e fenda em ampulheta. Esses achados têm me causado transtornos para a minha performance como cantora como: quebras vocais na hora da fonação, dor, disfonia, perda de extensão vocal e desconforto ao cantar. Já tentei meses de fonoterapia, inclusive com aplicação de laser, o que trouxe certo alívio, porém, não sanou o problema.

Estou considerando a possibilidade de fazer uma cirurgia nas cordas vocais para extrair o referido cisto. Então, a pergunta que lhes faço seria a respeito da cirurgia: a recuperação é rápida? O que é necessário para uma boa recuperação? Existe a possibilidade de a voz piorar após a cirurgia? É arriscado fazer? Estou um pouco desesperada, porque realmente já tentei de tudo e vejo na cirurgia minha última esperança de voltar a ser a cantora que eu era. Agradeço imensamente por qualquer orientação! Muito obrigada!
Olá, boa noite! Esse é um tema complexo devido a sua profissão. Primeiro coisa que preciso te dizer: consulte um otorrino especializado em laringe, isso fará toda diferença na sua avaliação individualizada. E respondendo a suas perguntas:
- tempo de recuperação: muito relativo, sai do hospital no mesmo dia, alimentação normal, pode fazer atividade física, em geral uma semana de repouso vocal. Mas para retomar sua atividade profissional, pode demorar bem mais. Tudo dependerá da evolução da cicatrização do seu corpo;
- Para uma boa recuperação: repouso vocal, hidratação, boa cicatrização, boa execução do procedimento cirúrgico;
- Infelizmente existe possibilidade de piora da qualidade vocal, toda manipulação da prega vocal (tecido muito delicado) pode levar a piora do seu funcionamento;
- se você se refere a risco cirúrgico, isso varia em cada paciente; avalia-se fatores de risco em cada pessoa como suas doenças prévias, complicações cirúrgicas prévias, via aérea difícil... Entretanto, de modo geral, é uma cirurgia de baixo risco.
Espero ter ajudado, busque um laringologista.