Prezados Profissionais Sou cantora lírica profissional e tenho um cisto congênito na corda vocal

1 respostas
Prezados Profissionais

Sou cantora lírica profissional e tenho um cisto congênito na corda vocal direita, e fenda em ampulheta. Esses achados têm me causado transtornos para a minha performance como cantora como: quebras vocais na hora da fonação, dor, disfonia, perda de extensão vocal e desconforto ao cantar. Já tentei meses de fonoterapia, inclusive com aplicação de laser, o que trouxe certo alívio, porém, não sanou o problema.

Estou considerando a possibilidade de fazer uma cirurgia nas cordas vocais para extrair o referido cisto. Então, a pergunta que lhes faço seria a respeito da cirurgia: a recuperação é rápida? O que é necessário para uma boa recuperação? Existe a possibilidade de a voz piorar após a cirurgia? É arriscado fazer? Estou um pouco desesperada, porque realmente já tentei de tudo e vejo na cirurgia minha última esperança de voltar a ser a cantora que eu era. Agradeço imensamente por qualquer orientação! Muito obrigada!
Olá, boa noite! Esse é um tema complexo devido a sua profissão. Primeiro coisa que preciso te dizer: consulte um otorrino especializado em laringe, isso fará toda diferença na sua avaliação individualizada. E respondendo a suas perguntas:
- tempo de recuperação: muito relativo, sai do hospital no mesmo dia, alimentação normal, pode fazer atividade física, em geral uma semana de repouso vocal. Mas para retomar sua atividade profissional, pode demorar bem mais. Tudo dependerá da evolução da cicatrização do seu corpo;
- Para uma boa recuperação: repouso vocal, hidratação, boa cicatrização, boa execução do procedimento cirúrgico;
- Infelizmente existe possibilidade de piora da qualidade vocal, toda manipulação da prega vocal (tecido muito delicado) pode levar a piora do seu funcionamento;
- se você se refere a risco cirúrgico, isso varia em cada paciente; avalia-se fatores de risco em cada pessoa como suas doenças prévias, complicações cirúrgicas prévias, via aérea difícil... Entretanto, de modo geral, é uma cirurgia de baixo risco.
Espero ter ajudado, busque um laringologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Juliana Teixeira

Juliana Teixeira

Otorrino

Fortaleza

Wilker Lira

Wilker Lira

Otorrino

São Paulo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Michel Ponte de Albuquerque

Michel Ponte de Albuquerque

Otorrino

Sobral

Camila Mutai Vargas

Camila Mutai Vargas

Otorrino

São Paulo

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Alterações das cordas vocais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.