Quais as recomendações de como a escola deve lidar com a família?

5 respostas
Quais as recomendações de como a escola deve lidar com a família?
É necessário entender melhor a dinâmica da criança e como a escola tem se comportado com essa situação. Há, grosso modo, duas situações: 1- A criança NUNCA conseguiu o controle esfincteriano, e sua atividade excretória ocorre em qualquer ambiente, a qualquer hora. 2 - A criança já havia adquirido o hábito do controle, mas algo fez com que ela regrida e volte ao descontrole. Nos dois casos a dinâmica familiar da criança precisa ser checada e a criança se beneficia com terapia, seja para adquirir o controle tardio da excreção, seja para retomar esse controle. Assim o primeiro passo é o tratamento. No decorrer do tratamento a escola precisa ser notificada e o psicólogo pode entrar em contato com a escola e fazer um acompanhamento do seu paciente, verificando como é o ambiente da criança na escola e orientando os professores e educadores. Os pais podem também fazer esse acompanhamento, conversar com o professor, entender qual a atitude dele diante do problema. Boa sorte!

A escola deve propiciar para a família um ambiente que seja aberto a diálogos, tentando compreender como é a dinâmica familiar. Além disso deve haver respeito de ambas as partes com relação as crenças culturais, sociais e ambientais. Um abraço
Olá, diante de qualquer problema que surja na escola e isto faz parte do processo educacional, os responsáveis e familiares sempre precisam estar atentos a tudo que acontece. O principio básico é sempre o respeito e o dialogo entre as partes e a necessidade de sempre compreender corretamente todos os lados, escola (inclui equipe pedagógica e diretoria), professor(a), alunos, filhos(as) e familiares.
Se a criança passa boa parte do dia na escola, é interessante fazer um acompanhamento diário de quantas vezes ocorre e fatores que antecedem e como a criança reage após o acontecimento. A professora e orientadora pedagógica percebem quando algo mudou e às vezes o motivo pode estar na própria escola. Munidos destas e de outras informações a família irá procurar um psicólogo para avaliar o caso e fazer os encaminhamentos necessários. Abraços
Olá, para melhor compreensão...uma classe escolar com 20 alunos, significa 20 famílias isso porque cada aluno traz de casa uma educação do contexto familiar. O que a escola deve fazer? preparar melhor os professores e promover reuniões periódicas para esclarecer as normas da escola e dar um parecer aos pais quanto o comportamento do filho . É muito comum as famílias terem a errônea percepção de que, cuidar dos filhos são tarefas das escolas. A escola deve deixar claro o seu papel que é de ensinar e ajudar os alunos a serem inseridos no contexto social.