Quais os efeitos colaterais que causam,tomando sivastatina e ciprofibrato juntos a noite?

Quais os efeitos colaterais que causam,tomando sivastatina e ciprofibrato juntos a noite?

7 respostas


A associacao de sinvastatina com fibrato, como ciprofibrato, pode aumentar risco de dor muscular, fraqueza e, raramente, rabdomiolise, alem de exigir atencao ao figado. Use somente se foi prescrito. Avise seu medico se tiver dor muscular intensa ou urina escura.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Tomar Sinvastatina junto com Ciprofibrato é uma combinação prescrita para controlar colesterol e triglicerídeos, mas requer atenção porque aumenta o risco de alguns efeitos colaterais, como por exemplo dores musculares, sensação de fraqueza muscular, cansaço.


Aumenta o risco de desenvolver efeitos colaterais tóxicos nos músculos. Sugiro uma consulta com cardiologista para avaliar a troca por medicações com perfil de segurança melhor.


As duas medicações podem ser tomadas junto, à noite, sem problemas. Não há nenhum efeito adverso específico associado a esse padrão de uso. Fico à disposição! Grande abraço.

Dr. Miguel Pisani

Dr. Miguel Pisani

Cardiologista

São Paulo

Agendar consulta

A sinvastatina e o ciprofibrato podem ser utilizados juntos em algumas situações, principalmente quando existem alterações importantes de colesterol e triglicérides. Porém, essa associação exige acompanhamento médico. Os efeitos que merecem mais atenção são dores musculares, fraqueza ou câimbras, porque a combinação pode aumentar o risco de lesão muscular. Mais raramente, pode ocorrer uma lesão muscular importante chamada rabdomiólise. Também podem ocorrer alterações das enzimas do fígado e sintomas digestivos. O fato de tomar os dois à noite não é, por si só, o principal problema. O mais importante é que essa combinação tenha sido indicada e seja acompanhada pelo médico, que pode solicitar exames quando necessário. Se aparecer dor muscular intensa ou generalizada, fraqueza importante ou urina muito escura, procure atendimento médico e informe que utiliza os dois medicamentos. Não suspenda ou altere o tratamento por conta própria.


Olá, a combinação de Sinvastatina e fibratos não é recomendada por aumentar o risco de rabdomiolise.


Os mais descritos atualmente são dores musculares principalmente em panturrilhas e cintura escapular. Outros efeitos já descritos foram labirintite, insônia e diarreia.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.