Quais os exmes e testes que o neuropediatra faz para confirmar Deficit de atenção?Ele pode medicar s

5 respostas
Quais os exmes e testes que o neuropediatra faz para confirmar Deficit de atenção?Ele pode medicar se baseando só no informarico paicopedagoguco?
Boa noite. O diagnóstico do TDAH é clínico e tem por base os critérios DSM-5 e CID 10, sendo feito então através da observação do paciente , entrevista com os pais e relatórios dos demais envolvidos no acompanhamento da criança para poder compreender melhor os sintomas , o quanto prejudicam nas atividades diárias , quais ambientes estão presentes etc. O tratamento deve ser feito após estabelecer o diagnóstico, mas ele não é só medicamentoso , precisa haver orientação aos pais, participação da escola, terapia cognitivo-comportamental entre outros

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Recomendo sempre que possível uma avaliação neuropsicológica para auxiliar o diagnóstico. Existem alguns testes padrão ouro, que em conjunto com informações escolares e do histórico da criança levantado com os familiares, pode-se auxiliar o médico a fechar um diagnóstico com segurança. A avaliação se utiliza de testes de QI, memória, atenção e funções executivas (No TDAH há prejuízo nessas duas ultimas). Tem duração entre 6 e 10 sessões. O profissional costuma entrar em contato com a escola.

TDAH existe e é muito observado na prática clínica dos profissionais de saúde mental. Avaliar e diagnosticar o TDAH é uma tarefa minuciosa onde deve ser feita por profissionais específicos e muitas vezes em conjunto, cessando assim dúvidas. Profissionais estes como Psicólogos, Neuropsicólogo, Psiquiatra, Neurologista e Fonoaudiólogo. Realizando assim o diagnóstico, encaminhando e orientando para o tratamento correto. É muito importante que seja avaliado por uma equipe multidisciplinar!!
O diagnóstico de TDAH só poderá ser dado pelo profissional médico da área de neurologia/neuropediatra.
Porém, após a avaliação psicopedagógica, através de um relatório detalhado, poderá ser mais um elemento de observação para o médico neurologista.
O acompanhamento multidisciplinar será o diferencial para o avanço da criança, pois através deles a criança será estimulada de forma global o que irá favorecer o crescimento cognitivo, social, maturidade entre outras dificuldades apresentadas.
Lembrando que toda criança tem o seu tempo.
Abraços
Olá! O neuropediatra geralmente faz uma avaliação clínica do paciente, levando em consideração os sintomas apresentados e o histórico médico. Além disso, ele pode, se muito necessário for, solicitar exames complementares, como testes neuropsicológicos, EEG e exames de imagem cerebral para se excluir outros diagnósticos que não sejam o diagnóstico de TDAH. É importante lembrar que cada caso é único e o tratamento é individualizado, podendo incluir medicação, terapia comportamental e acompanhamento multidisciplinar. Quanto à medicação, o neuropediatra baseia-se não apenas no informe psicopedagógico, mas também em sua experiência clínica e nas diretrizes terapêuticas recomendadas para cada caso. Em caso de dúvidas, é sempre importante buscar esclarecimentos com o médico responsável pelo acompanhamento do seu filho. E, se quiser esclarecimentos mais específicos, uma teleconsulta com um neuropediatra pode ser uma ótima opção. Espero ter ajudado! Fico a sua disposição para mais esclarecimentos!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 423 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.