Quais os exmes e testes que o neuropediatra faz para confirmar Deficit de atenção?Ele pode medicar s

5 respostas
Quais os exmes e testes que o neuropediatra faz para confirmar Deficit de atenção?Ele pode medicar se baseando só no informarico paicopedagoguco?
Boa noite. O diagnóstico do TDAH é clínico e tem por base os critérios DSM-5 e CID 10, sendo feito então através da observação do paciente , entrevista com os pais e relatórios dos demais envolvidos no acompanhamento da criança para poder compreender melhor os sintomas , o quanto prejudicam nas atividades diárias , quais ambientes estão presentes etc. O tratamento deve ser feito após estabelecer o diagnóstico, mas ele não é só medicamentoso , precisa haver orientação aos pais, participação da escola, terapia cognitivo-comportamental entre outros

Recomendo sempre que possível uma avaliação neuropsicológica para auxiliar o diagnóstico. Existem alguns testes padrão ouro, que em conjunto com informações escolares e do histórico da criança levantado com os familiares, pode-se auxiliar o médico a fechar um diagnóstico com segurança. A avaliação se utiliza de testes de QI, memória, atenção e funções executivas (No TDAH há prejuízo nessas duas ultimas). Tem duração entre 6 e 10 sessões. O profissional costuma entrar em contato com a escola.

TDAH existe e é muito observado na prática clínica dos profissionais de saúde mental. Avaliar e diagnosticar o TDAH é uma tarefa minuciosa onde deve ser feita por profissionais específicos e muitas vezes em conjunto, cessando assim dúvidas. Profissionais estes como Psicólogos, Neuropsicólogo, Psiquiatra, Neurologista e Fonoaudiólogo. Realizando assim o diagnóstico, encaminhando e orientando para o tratamento correto. É muito importante que seja avaliado por uma equipe multidisciplinar!!
O diagnóstico de TDAH só poderá ser dado pelo profissional médico da área de neurologia/neuropediatra.
Porém, após a avaliação psicopedagógica, através de um relatório detalhado, poderá ser mais um elemento de observação para o médico neurologista.
O acompanhamento multidisciplinar será o diferencial para o avanço da criança, pois através deles a criança será estimulada de forma global o que irá favorecer o crescimento cognitivo, social, maturidade entre outras dificuldades apresentadas.
Lembrando que toda criança tem o seu tempo.
Abraços
Olá! O neuropediatra geralmente faz uma avaliação clínica do paciente, levando em consideração os sintomas apresentados e o histórico médico. Além disso, ele pode, se muito necessário for, solicitar exames complementares, como testes neuropsicológicos, EEG e exames de imagem cerebral para se excluir outros diagnósticos que não sejam o diagnóstico de TDAH. É importante lembrar que cada caso é único e o tratamento é individualizado, podendo incluir medicação, terapia comportamental e acompanhamento multidisciplinar. Quanto à medicação, o neuropediatra baseia-se não apenas no informe psicopedagógico, mas também em sua experiência clínica e nas diretrizes terapêuticas recomendadas para cada caso. Em caso de dúvidas, é sempre importante buscar esclarecimentos com o médico responsável pelo acompanhamento do seu filho. E, se quiser esclarecimentos mais específicos, uma teleconsulta com um neuropediatra pode ser uma ótima opção. Espero ter ajudado! Fico a sua disposição para mais esclarecimentos!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800