quais os riscos de sair à rua,nos primeiros 10 dias recuperação de embolização de MAV na cabeça ?

1 respostas
quais os riscos de sair à rua,nos primeiros 10 dias recuperação de embolização de MAV na cabeça ?
Nos primeiros 10 dias após uma embolização de MAV (Malformação Arteriovenosa) na cabeça, é importante ser bastante cauteloso e seguir as orientações médicas rigorosamente para garantir uma recuperação segura e eficaz. Os riscos de sair à rua durante esse período podem estar relacionados a fatores como a cicatrização dos vasos sanguíneos, a possibilidade de infecção e a sensibilidade do corpo à atividade física.

Aqui estão alguns riscos a considerar:

Infecção: A ferida cirúrgica ou os locais de acesso vascular (se houve cateterização) são potenciais portas de entrada para infecções. Sair à rua pode aumentar o risco de exposição a bactérias e germes do ambiente externo, o que poderia aumentar as chances de infecção.
Lesão nos locais de acesso: Ainda pode haver sensibilidade ou vulnerabilidade nos locais onde os médicos acessaram o sistema vascular para realizar a embolização. Movimentos bruscos ou impactos podem causar irritação, inflamação ou mesmo rompimento dos vasos suturados.
Alterações da pressão atmosférica: Mudanças na pressão atmosférica, como altitude ou variações climáticas, podem afetar indiretamente a pressão intracraniana e os vasos sanguíneos após uma cirurgia. Isso pode resultar em dores de cabeça, desconforto ou outros sintomas.
Fadiga e fraqueza: Nos primeiros dias após a cirurgia, é normal sentir fadiga e fraqueza. Sair à rua e se envolver em atividades físicas pode aumentar esses sintomas, levando à exaustão.
Risco de quedas: Seu equilíbrio e coordenação podem estar comprometidos durante a recuperação. Sair à rua pode expô-lo a superfícies irregulares, multidões e outros fatores que aumentam o risco de quedas.
Em geral, é aconselhável evitar sair à rua nos primeiros 10 dias após a embolização de MAV, a menos que seja estritamente necessário e com a aprovação do seu médico. Siga as instruções médicas à risca, evite esforços físicos excessivos, mantenha os locais de incisão limpos e protegidos e esteja atento a qualquer sinal de desconforto, dor ou complicações.

Lembre-se de que cada caso é único, e as recomendações podem variar com base na sua saúde geral, no tipo de procedimento realizado e em outros fatores individuais. É sempre aconselhável discutir qualquer plano de saída com seu médico antes de tomar qualquer decisão.
No meu site existe mais informação sobre MAVS.
Atenciosamente, Luiz Penzo