Quais os sintomas do câncer de intestino e como fazer a prevenção?

3 respostas
Quais os sintomas do câncer de intestino e como fazer a prevenção?
O câncer de intestino pode não ter sintoma nenhum. Por isso sintomas nao sao confiáveis como diagnostico, mas dentre os mais comuns, são perda de peso e apetite, sangramento nas fezes ou anemia, constipação ou diarréia. Percebe-se que sao sintomas poico especificos.
A recomendação mais comum é que seja realizada uma colonoscopia (exame que uma câmera percorre o intestino todo e pode fazer biopsias) a partir dos 50 anos. Estando normal, so e necessário repetir a cada 10 anos.
Infelizmente não é um exame tão divulgado como mamografia.
Procure seu médico para ver se você tem indicação de realizar o exame.
Além disso, a principal prevenção é manter um peso ideal, ter uma.boa alimentação e praticar atividades físicas.

Em adição ao que o colega explicou: ainda existe, no Brasil, o teste de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia virtual para realização de rastreamento.
O rastreamento ( procura de doença em paciente assintomático) é feito a partir dos 45 anos, ou antes de acordo com história familiar de câncer de intestino.
Converse com seu clínico/ gastro ou proctologista para avaliação quanto ao seu risco de câncer de intestino e como prosseguir com a avaliação. Abraços
Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são: sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarréia e prisão de ventre alternados), dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas) e massa (tumoração) abdominal. Sempre que presente, estes sintomas devem investigados para o diagnóstico correto e tratamento específico.
A manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino. Não fumar e não se expor ao tabagismo.
Espero ter ajudado. Um forte abraço.