Quais são as consequências emocionais de não ter aproveitado a vida da maneira correta? Sou um homem

14 respostas
Quais são as consequências emocionais de não ter aproveitado a vida da maneira correta? Sou um homem prestes a completar 30 anos e cheguei a constatação de que vivi uma vida estática, imutável e cheia de privações impostas por mim mesmo. Agora tenho que lidar com um terrível sentimento de ressentimento, enquanto os demônios da raiva e de uma vida não vivida se aglomeram ao redor de mim. Como lidar com isso sabendo que agora já tenho 30 anos e que terei que tentar viver algumas experiencias como se ainda tivesse 15 anos de idade? A angustia, o desespero e ansiedade tomam conta de mim de uma maneira avassaladora, sem contar que me sinto um lixo e inferior a maioria das outras pessoas da minha idade que já viveram muitas experiências, já amadureceram e construíram suas vidas. Não vivi enquanto tinha saúde e agora tenho uma enfermidade sem cura em meu olho esquerdo que roubou de mim o resto de esperança que me restava. Nunca me relacionei com uma mulher e isso é péssimo para um homem dessa faixa etária. Me sinto um completamente estranho. É como se eu tivesse matado a mim mesmo em gotas, aos poucos. Já fracassei na primeira graduação e, agora, na segunda, estou caminhando para fracassar de novo. Enfim, minha vida entrou em parafuso.
Penso que nenhuma palavra ou "conselho" aqui vai trazer algum conforto para sua dor.
Eu sempre acredito que nunca é tarde, que apesar de toda a bagagem que você relatou aqui, toda a dor que você tem sentido, é possível olhar para elas com carinho e cuidar e vivenciar essa vida que ainda está ai pra você viver.
Eu acredito muito no caminho do autoconhecimento, nesse processo profundo da psicoterapia para ajudar a cuidar, a te potencializar, a te desenvolver, a curar.
Nunca é tarde para viver uma vida significativa.
Procure um psicólogo para te auxiliar nessa jornada, vai valer a pena.

Olá! Ainda que relate não ter vivenciado coisas que pessoas na sua idade viveram sempre é tempo de construir uma nova história na qual contenha experiências que tragam alegria, prazer e realização. Primeiro é preciso compreender o que o levou a viver assim, questão que pode ser trabalhada no processo de autoconhecimento da psicoterapia. É importante pensar que cada um tem a sua história de vida, seus receios e se você se permitir a começar a viver relacionamentos diferentes a sua vida se modificará. Acolha os seus medos, sentimentos e procure um psicológo para juntos traçarem novos percursos. Fico à disposição para conversarmos.
Olá!

Muitas vezes também é uma sensação de ser como uma concha vazia, não se sentir real ou acordado, não sentir emoções ou apenas sentir como se algo estivesse preso ou desperdiçado, sem volta.

Essa sensação é algo que vem muito mais de dentro do que de fora, é comum em algum momento da vida o ser humano tenha essa sensação, mas não é algo simples e não se deve passar despercebido, principalmente se é um sentimento que já está com você a muito tempo e que pode estar te afetando em outras áreas de sua vida (Trabalho, Relacionamentos, Atividades, etc...).

Cair no modo de desistência sobre a vida ou no modo de piloto automático (Ciclo, Looping, etc.) de pensamentos e sentimentos ruins é muitas vezes avassalador e é extremamente prejudicial para sua saúde física e mental.

Colocar esforço em cada dia. Mesmo nos dias em que você não tenha um compromisso, você ainda deve se esforçar e acordar, se vestir, comer e fazer as coisas do seu dia (ou coisas que tornam seu dia um "bom dia"). Isso é importante para manter sua mentalidade. Isso evitará que você se sinta preguiçoso ou mesmo sem esperança. Muitos dias sem levar a vida "a sério" não é um bom hábito de se ter.

Encontrar o seu propósito. Quando vivemos uma vida que nos dá um propósito é quando nos sentimos mais inspirados e despertos para as possibilidades que este mundo tem a oferecer. Todos têm algo a oferecer: seja algo a oferecer ao planeta, algo a oferecer aos outros, ou algum outro propósito a servir. Faça ou descubra algo novo, seja voluntário. Descubra no que você é bom, descubra o que o faz feliz e faça isso. Nunca é tarde para novas coisas.

Querer a ajuda psicológica é fundamental e necessária em um processo como esse.

- Psicólogo, Lucas Schreiber da Silva.
(@psi.lucasschsc).
Pelo seu relato, você está em sofrimento neste momento. Nunca é tarde de reescrever a história. Procure ajuda de um profissional da Psicologia que ele te ajudará a escrever uma nova história.
Oi, sinto muito que esteja passando por isso. Eu entendo que quando você fala do que não realizou, fala tanto do que gostaria de ter feito, como o que parece "certo" de se fazer. Por mais que sinta que o seu tempo passou, há várias formas de viver, se relacionar com o mundo e com as pessoas e a sua forma até aqui foi essa. Mesmo que não tenha chegado no lugar em que gostaria, me parece que você tentou diversas coisas e tem vontade de experimentar coisas que ainda não experimentou. Experimentar coisas novas não tem idade certa para ser feito, nem se reinventar, se reconfigurar. Na sua angústia, escuto uma grande vontade de mudar e conseguir fazer diferente. Um processo terapêutico pode ser muito benéfico nesse momento em que você está passando. Espero ter ajudado, me coloco à disposição caso queira conhecer mais do meu trabalho @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Ola!
Antes de mais nada, sinto muito por ler suas palavras sobre si mesmo, com tanto sofrimento.
Muitas perguntas a serem feitas sobre tudo que desabafou, seria importante iniciar sua psicoterapia o quanto antes, você precisa colocar tudo pra fora e, junto com um profissional, aprender a ressignificar certas escolhas na sua vida.
O tempo que passou não vai voltar, mas você AINDA tem 30 anos, ainda tem muito o que experienciar

Suas vivências são só suas, a terapia vai te ajudar a tomar as redeas da sua vida e viver com alegria o que ainda está por vir, além de te ajudar a trabalhar sua autoestima e diminuir as comparações com os outros.

Foque em você !

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 160
Eiiiiiiii, os medos, os demônios, a raiva, a angustia são quase os mesmo que estiveram com você aos 15 anos, a diferença agora é que você sabe e quer vive-los. Poder vivê-los passa também por se conhecer, a terapia irá te sustentar e ampliar as possibilidades neste momento, a única coisa é não desistir dessas possibilidade agora. Vem para a terapia e vamos viver todas essas emoções que estão ai dentro.
Lamento ouvir que esteja passando por um período tão difícil e repleto de emoções negativas. É importante lembrar que você não está sozinho em sentir-se assim e que muitas pessoas passam por momentos de autocrítica e arrependimento em algum ponto de suas vidas. É fundamental lidar com esses sentimentos de uma maneira saudável e construtiva. A vida é uma jornada e é possível fazer mudanças significativas, independentemente da idade. Muitas pessoas encontram seu caminho e realizam seus objetivos depois dos 30 anos. Buscar ajuda profissional e adotar uma abordagem positiva em relação ao seu futuro são passos essenciais. Você não está sozinho nesta jornada, e há apoio disponível para você. Você tem mais futuro do que passado!
Olá. Embora você consiga somente notar pontos negativos no seu atual momento e considero isso completamente compreensível, eu consigo perceber ao menos um ponto positivo: os demônios e inseguranças que você cita em seu texto já estavam presentes em sua vida durante sua adolescência e muito provavelmente foram eles que te impediram de construir realizações ao longo da sua vida, mas agora está tendo percepção do que te incomoda e são os incômodos que nos impulsionam para as mudanças desejadas. Que tal ir em busca dos seus desejos? Estarei disponível para te dar suporte nessa jornada, caso queira podemos marcar uma entrevista!
Boa tarde,
lamento que estejas sofrendo tanto e que estejas te sentindo tão desesperançoso. Não está fácil...
Mas devo lhe dizer que 30 anos é uma idade jovem, entendo o que queres dizer, mas noto que te julgas muito por não teres "vivido a vida" como supostamente deveria. Não te conheço, mas tenho certeza que viveu do jeito que pode. O que é importante entender e investigar é: como tu levou tua vida até agora e o que te levou a viver dessa forma que HOJE te desagrada... Certamente houveram circunstancias importantes de serem levadas em consideração. O que vejo aqui é que tens medo do futuro, medo do futuro que tu te sentes ou não capaz de construir para ti. Quem sabe tu inicias psicoterapia? Tenho absoluta certeza de que será deveras importante para ti. Fico a disposição caso desejes realizar comigo. Abr
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
De acordo com seus relatos, percebo que você precisa tanto de acompanhamento psicológico, quanto de uma rede de apoio, onde possa ressignificar sua vida e trazer novos direcionamentos.
É importante, neste momento, não se lamentar pelo que não viveu e pensar no que pode viver e construir, já que traz á consciência suas dificuldades. Não importa a idade, sempre é tempo e o seu é agora!
A psicoterapia vai te auxiliar no processo do auto conhecimento, dando novas perspectivas.
Acredite, você consegue!
Olá! Lidar com sentimentos de arrependimento, ressentimento e inadequação em relação à forma como se viveu a vida pode ser extremamente desafiador. É importante reconhecer que é possível encontrar maneiras de lidar com esses sentimentos e começar a construir uma vida mais satisfatória, independentemente da idade. Lembre-se de que a vida é uma jornada contínua, e cada dia oferece a oportunidade de fazer escolhas que o aproximem de uma vida mais significativa e gratificante. É importante não se sentir sobrecarregado e buscar apoio profissional, se necessário, para lidar com esses sentimentos. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
É compreensível sentir ressentimento ao olhar para trás e achar que não aproveitou a vida da maneira que desejava. No entanto, é fundamental lembrar que o passado não pode ser mudado, e culpar a si mesmo por escolhas ou ações passadas não é produtivo - tente direcionar sua energia para o presente e o futuro. Aos 30 anos, ainda há muitas oportunidades para crescer, aprender e vivenciar experiências significativas. Considere estabelecer metas realistas e alcançáveis para si mesmo. A psicoterapia pode ser um recurso para explorar esses sentimentos, entender suas motivações e construir um caminho para a frente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Lamento estar passando por isso. Parece que há algumas crenças populares em seu discurso... entendo o quanto essa enfermidade é difícil e o quanto pode ser prejudicial para sua autoestima, mas você ainda é jovem! Quem disse que você não pode experimentar e fazer o que você quiser? Quem disse que a vida já passou? Parecem ter questões do passado que te impedem olhar para o futuro, além do medo do julgamento alheio. Conforme a vida passa, a maturidade pode tomar conta de nós e fazermos olhar o mundo preto e branco, somando-se à autosabotagem pode trazer essa apatia. Procure uma ajuda profissional! Você não está sozinho! Talvez seria interessante entender seus gostos, hobbies, rede de apoio e atividades em que o engajamento seria aproveitoso e traria novas experiências e sentimentos para você. Entendo que podem ter sentimentos de vergonha, culpa e arrependimento, gerando apatia, mas é importante ressaltar que pode ser causada por questões fisiológicas também, então é recomendável fazer check-ups e acompanhamento médico com frequência. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!