Quais são as habilidades que compõem a percepção social no Transtorno do espectro autista (TEA) ?
3
respostas
Quais são as habilidades que compõem a percepção social no Transtorno do espectro autista (TEA) ?
A percepção social envolve habilidades como identificar e interpretar expressões faciais, gestos, tom de voz e postura corporal, reconhecer emoções e intenções alheias, compreender regras sociais implícitas e adaptar o próprio comportamento às situações. No autismo, essas habilidades podem se desenvolver de forma diferente, exigindo apoio, prática e estratégias que facilitem a compreensão e a interação.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A percepção social no Transtorno do Espectro Autista envolve um conjunto de habilidades que permitem interpretar e reagir a informações sociais. Entre elas estão a leitura de expressões faciais, para identificar emoções; a interpretação de gestos, postura e linguagem corporal; o reconhecimento de entonação e nuances na fala, que indicam sentimentos ou intenções; a compreensão de regras sociais implícitas, como turnos de fala e proximidade física adequada; a teoria da mente, ou seja, a capacidade de inferir pensamentos, crenças e intenções de outras pessoas; e a regulação da própria comunicação, ajustando respostas conforme o contexto social. Essas habilidades funcionam de forma integrada e são essenciais para interações sociais eficazes, embora muitas vezes apresentem desenvolvimento atípico em pessoas autistas.
A percepção social no TEA envolve principalmente: reconhecimento de emoções (faciais, vocais e corporais), leitura de pistas sociais (tom de voz, gestos, contexto), teoria da mente (inferir intenções, crenças e sentimentos do outro), atenção social (notar o que é socialmente relevante), interpretação do contexto social (regras implícitas, normas), ajuste da comunicação (adequar fala e comportamento à situação), essas habilidades podem estar presentes, mas funcionar de forma diferente ou exigir mais esforço em pessoas autistas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que pode ser confundido com autismo em adultos? .
- Quais são os desafios da multitarefa na escola? E em casa, como a multitarefa é um problema?
- O que é o Hiperfoco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Quais são as estratégias para lidar com o hiperfoco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O que é terapia comportamental para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta as relações sociais?
- Qual o papel da entonação da voz no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O que é a fonoaudiologia para autismo e como ajuda?
- Quais são os sinais de inflexibilidade cognitiva em mulheres autistas?
- O que é o treinamento de habilidades sociais (THS) e como ele pode ser útil no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.