Quais são os sinais de autismo em adultos? .

3 respostas
Quais são os sinais de autismo em adultos? .
Sinais de autismo em adultos podem se manifestar em diversas áreas. Muitas vezes, há uma dificuldade em compreender ou se adaptar a interações sociais, o que pode resultar em desafios para estabelecer ou manter conversas. Isso se reflete em uma dificuldade em perceber normas sociais e interpretar sinais não-verbais, como expressões faciais e gestos. Além disso, é comum que adultos com autismo apresentem interesses muito específicos e intensos, frequentemente se dedicando a um tema ou hobby por longos períodos, com pouca flexibilidade para mudar esse foco. Mudanças na rotina ou imprevistos também podem gerar grande desconforto, já que preferem ambientes mais previsíveis.

A sensibilidade sensorial é outra característica frequente, com reações fortes a estímulos como luzes, sons ou texturas. Em relação à comunicação, pode haver uma expressão emocional mais contida e uma tendência a evitar o contato visual, além de dificuldades em ler e responder aos sentimentos dos outros. Esses sinais podem ser sutis e, muitas vezes, são mascarados ao longo da vida, o que pode dificultar o diagnóstico em adultos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Em adultos, o autismo pode se manifestar por dificuldades na comunicação social (como interpretar ironias ou manter conversas informais), preferência por rotinas e previsibilidade, interesses intensos e específicos, além de sensibilidades sensoriais a sons, luzes ou texturas. Muitas pessoas autistas sentem-se exaustas após interações sociais, têm dificuldade em identificar emoções e podem experimentar ansiedade ou depressão. Esses sinais variam muito entre as pessoas. O diagnóstico deve ser feito por um profissional especializado, com base na história de vida e no comportamento.
Os sinais de autismo em adultos costumam se organizar em três grandes eixos clínicos: comunicação social, padrões comportamentais/interesses e processamento sensorial. Em termos de comunicação social, podem ocorrer dificuldade em compreender emoções e intenções alheias, interpretar regras sociais implícitas, manter conversas recíprocas ou entender linguagem não literal, como ironias ou metáforas . No domínio comportamental, são comuns interesses intensos e restritos, necessidade de rotina previsível, dificuldade com mudanças e presença de comportamentos repetitivos ou padrões cognitivos rígidos . Em relação ao processamento sensorial, pode haver hipersensibilidade ou hipossensibilidade a sons, luzes, texturas ou estímulos ambientais, o que pode impactar funcionamento cotidiano e regulação emocional . É importante destacar que o TEA é um espectro, portanto os sinais variam em intensidade e combinação entre indivíduos, e algumas pessoas podem apresentar apenas parte dessas características, embora com impacto funcional significativo em contextos sociais, ocupacionais ou adaptativos .

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daliany Priscilla Soriano

Daliany Priscilla Soriano

Psicólogo

Sertãozinho

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Maria De Oliveira

Maria De Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

São Paulo

Jeviane Dubois

Jeviane Dubois

Psicopedagogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1099 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.