Quais são os sintomas de sobrecarga sensorial no autismo?
2
respostas
Quais são os sintomas de sobrecarga sensorial no autismo?
A sobrecarga sensorial no autismo ocorre quando o cérebro recebe mais estímulos do que consegue processar, levando a reações intensas diante de sons, luzes, cheiros, texturas ou movimentos. Os sintomas variam, mas geralmente incluem irritabilidade, tentativa de se isolar, choro, gritos, agitação motora, dificuldade para falar ou responder, e em alguns casos, crises ou colapsos emocionais. O corpo pode reagir com tensão, batimentos acelerados ou necessidade de bloquear estímulos (como tampar os ouvidos ou fechar os olhos). Essa reação não é exagero, mas um sinal de exaustão neurológica — o sistema sensorial está sobrecarregado e precisa de um ambiente calmo e previsível para se regular novamente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os sintomas de sobrecarga sensorial em pessoas com autismo podem variar, mas geralmente incluem sinais físicos, emocionais e comportamentais. Entre os mais comuns estão irritabilidade, ansiedade, choro ou agitação, recusa ou fuga de ambientes muito estimulantes, movimentos repetitivos, aumento da sensibilidade a sons, luzes, texturas ou cheiros, dificuldade de concentração e fadiga intensa. Algumas pessoas podem reagir de forma hipersensível (rejeitando estímulos) ou hipossensível (buscando estímulos intensos). A sobrecarga sensorial ocorre quando o cérebro recebe mais informações sensoriais do que consegue processar, gerando desconforto, estresse e, em casos extremos, crises emocionais ou meltdowns.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual a diferença entre a visão de túnel psicológica e a visual?
- Quais são os sinais de que uma pessoa está com visão de túnel ?
- É mais difícil para um autista realizar várias tarefas ao mesmo tempo?
- Quais são as estratégias eficazes para pessoas autistas que precisam fazer multitarefas?
- A dificuldade na multitarefa e memória de trabalho é a mesma em crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O que é a disfunção executiva e como ela afeta a memória de trabalho e a multitarefa?
- O mutismo seletivo em autistas pode ser uma forma de defesa?
- Qual o papel da memória de trabalho na multitarefa no autismo?
- Como a visão de túnel se manifesta no dia a dia? .
- Como indivíduos com autismo entendem suas emoções? O processo deles é semelhante ao de indivíduos neurotípicos?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.