Qual a diferença de depressão e estado de tristeza?
2
respostas
Qual a diferença de depressão e estado de tristeza?
A tristeza é um estado passageiro, diretamente consequente a um evento de perda - perdas reais ou mesmo relacionadas a valores individuais como, por exemplo, perda de auto-estima. A tristeza tem duração frequentemente limitada a dias e reverte se o evento desencadeante for resolvido. A depressão pode ou não estar relacionado a eventos de perda e, quando está, não reverte quando o evento é resolvido. Ela permeia a vida da pessoa de modo muito mais amplo e intenso e sua duração é longa, de semanas a meses ou anos. Uma consequência da depressão maior é a perda do prazer na maioria das coisas nas quais a pessoa costumava sentir prazer. Além disto, a depressão cursa com vários sintomas como, entre outros, insônia ou excesso de sono, aumento ou redução intensa do apetite, diminuição ou desaparecimento do desejo sexual, pensamentos de culpa e arrependimento intensos. Muitas vezes, pessoas que já tiveram tristeza e também depressão, referem que existe uma diferença qualitativa entre o humor triste e o deprimido. Entretanto, quadros mais leves de depressão ou quando podem ser mais difíceis de distinguir de quadros mais graves de tristeza ou luto.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Essa distinção é importante. A tristeza faz parte do leque de emoções humanas a que todos estamos sujeitos, geralmente surge em reação a acontecimentos de vida dolorosos, perdas, eventos estressantes. A tristeza costuma ser mais ocasional, com duração mais breve, sem tanta interferência nas atividades de trabalho, estudos, lazer, sociais e relacionamentos. Ja a depressão é mais persistente, dura a maioria dos dias, por pelo menos algumas semanas e costuma vir acompanhada por outros sintomas. Além da tristeza, pode haver dificuldades de ter prazer em atividades que antes gostava, certo esgotamento fisico e mental, dificuldades de concentração, tendência ao isolamento de amigos, familiares, cônjuges; o desejo de viver pode diminuir e a pessoa pode ter pensamentos de morte, sensação de culpa intensos, de que não se tem valor, certa desesperança, ruminações sobre eventos negativos do passado. Alterações do sono, apetite, níveis de energia física, mental, sexual.
Perguntas relacionadas
- Tenho depressão / insonia e foi receitado venlafaxina 37,5. Tomo também Quetiapina, posso tomar os 2?? Grata
- Fiz uso da venlafaxina por 4 dias,nao estou sentindo bem com a medicação, e resolvi parar de uma vez, vou ter abstinência mesmo em poucos dias?
- Comecei a fazer desmame da venlafaxina mas meu intestino não pára,sempre com gases e vontade de evacuar.
- Estou tomando a venlafaxina a 6 dias mais não vi resultado ainda. Tenho TOC, ultimamente tive uma tensão no pescoço que não passa de forma alguma. Já fiz uso de medicação, ortopedista disse que não tinha nada. O que pode ser feito?
- Estou usando venoflaxina 75 receitado pelo psiquiatra, tenho problema de gastrite e estou usando trimebutina 200 mg para o intestino. Os medicamentos podem ter alguma interação e prejudicar o fígado! Obs: estou sentindo náuseas agora no início do tratamento!
- Estou tomando venlafaxina e não sinto muita fome e meu estômago fica meio inchado, isso pode ser por causa do remédio?
- A Venlafaxina ou a desvenlaxina podem ocasionar perda de peso ?
- Tomo velanfaxina de 150ml há 4 anos. Caí e machuquei muito a coluna lombar. Foi receitado Tramal. Posso tomar os dois?
- Ola, tenho 25 anos e faz 5 dias que médico aumentou a dose de venlafaxina.. De 75mg para 150mg. Só que estou sentindo coração acelerado,aperto e desconforto no peito, um aperto que sobe na garganta e desce pro estômago também. Estou muito agoniada. Será efeito colateral do remédio?
- Estava tomando 75 mg de venlafaxina, estava me sentindo bem. Depois de um tempo comecei a sentir sintomas de ansiedade novamente, coração sempre acelerado, tonturas, aperto no peito, sensação de estar passando mal... Médico aumentou a dose para 150 mg fazem 4 dias.. mas sigo cm esses sintomas e oq mais…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1252 perguntas sobre Venlafaxina
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.