Qual a diferença entre Amitriptilina e Nortriptilina? Qual é mais potente?
3
respostas
Qual a diferença entre Amitriptilina e Nortriptilina?
Qual é mais potente?
Qual é mais potente?
A nortriptilina é um metabólito ativo da amitriptilina, ou seja, quando a amitriptilina é absorvida no corpo, ela é convertida em nortriptilina por enzimas no fígado. Existem algumas diferenças, como efeitos colaterais um pouco mais intensos na amitriptilina, como boca seca, constipação intestinal, sedação, ganho de peso. A nortriptilina também causa estes efeitos, embora com intensidade um pouco menor. Os dois, apesar de serem antidepressivos, podem ser prescritos para outras condições, como dor crônica, prevenção de enxaqueca e dor de cabeça tensional, entre outros.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. São medicações da mesma família e com vários mecanismos semelhantes, sendo a nortriptilina, o metabólito ativo da amitriptilina. A pergunta sobre potência pode ser inadequada pois há uma série de fatores individuais que podem interferir na resposta/tolerabilidade; portanto, a decisão terapêutica nunca deve ser justificada apenas pela 'potência' de uma medicação.
As duas medicações são da classe dos antidepressivos tricíclicos. São, por tanto, inibidores da receptação de serotonina, noradrenalina e dopamina. Em geral essa é uma classe com uma frequência maior de efeitos colaterais como boca seca, tontura, constipação e sonolência. Apesar disso, a Nortripitilina parece estar associada a uma menor frequência desses efeitos, sendo portanto melhor tolerada. Por outro lado, a Amitripitilina parece ter uma "potência" maior.
Perguntas relacionadas
- Contexto: deixei meu chinelo no jardim e uma lesma subiu nele, tirei a lesma e momentos depois calcei o chinelo normalmente entrando em contato com o muco. Acabei esquecendo de lavar imediatamente lavando umas 2h depois, é possível contrair doenças? Estou muito preocupada (não tenho cortes no…
- Olá! Gostaria de saber se RNs com poucos dias de vida podem tomar banho com chá de camomila, pois já vi algumas mães usando como forma de acalmar ou até adormecer o bebê.
- Boa noite estou tomando a uma semana o Natrum Muriaticum LM3 , já tomei o 2 por 15 dias, nesse momento estou sentindo minha boca seca e com sensação de amarrada, como se estivesse comido banana verde, nunca tive essa sensação, pode ser da medicação?
- Possuo enxaqueca com Aura (porém raramente tenho a dor, geralmente só a aura na visão) e tomo Tâmisa 20 há 6 anos sem fazer a pausa. Em pesquisas, soube que não é indicado o uso de pílula combinada para quem tem aura por risco de AVC. Seria indicado a troca para minipilula (progesterona)? Ou…
- Oi tomei anticoncepcional injetável de 3 meses parei há 6 meses e minha menstruação ainda não veio e normal?
- como é que podemos bloquear ou resolver um problema de um musculo cremaster com uma super sensibilidade ? um simples toque , na região da bolsa escrotal , faz com que ele retraia completamente
- Minha mulher tem medo de sexo anal gostaria de saber se é normal o sexo anal e se prejudica a mulher
- Queria saber se sexo oral anal, pode dar problemas no estômago ou no intestino? Por exemplo alguma bactéria ou algo do tipo
- Exame de sangue está normal, mas tenho muitos esquecimentos e distrações. O que fazer?
- Esqueci de tomar a dose diária da medicação para hanseníase no horário habitual a noite. Posso dobrar a dose no dia seguinte, ou seja tomar uma dose de manhã (atrasada) e a noite a dose do dia atual?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.