Qual a diferença entre terapia cognitiva comportamental (TCC) e análise do comportamento?

3 respostas
Qual a diferença entre terapia cognitiva comportamental (TCC) e análise do comportamento?
A TCC integra princípios da psicologia cognitiva e do behaviorismo, trabalhando tanto pensamentos quanto comportamentos para promover mudanças emocionais e práticas.
Já a Análise do Comportamento, especialmente a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), é fundamentada exclusivamente no behaviorismo, focando na observação, análise e modificação de comportamentos por meio de reforços e contingências, sem trabalhar diretamente o conteúdo dos pensamentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A diferença é a forma como cada abordagem entende a relação entre pensamentos, emoções e comportamentos, e como elas intervêm para promover a mudança. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é baseada na ideia de que seus pensamentos,
sentimentos e comportamentos estão constantemente interagindo e se influenciando
mutuamente. A forma como você interpreta ou pensa sobre uma situação específica determina
seus sentimentos em relação a ela, o que, por sua vez, determina sua reação. Já a Análise do Comportamento, ou Análise Funcional, analisa como o ambiente influencia o comportamento, incluindo emoções e pensamentos, buscando identificar as relações funcionais entre eles.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Análise do Comportamento partem de bases semelhantes, mas têm enfoques diferentes.

A TCC trabalha com a relação entre pensamentos, emoções e comportamentos. O objetivo é identificar padrões de pensamento disfuncionais e substituí-los por formas mais equilibradas, ajudando a pessoa a lidar melhor com situações do dia a dia.

Já a Análise do Comportamento, baseada no behaviorismo, foca nas interações entre comportamento e ambiente. O tratamento envolve identificar antecedentes e consequências que mantêm determinados comportamentos, propondo mudanças para promover novos aprendizados.

Ambas podem ser eficazes, dependendo da necessidade do paciente. Se houver dúvidas sobre qual abordagem seguir, o ideal é procurar um psicólogo para uma avaliação individualizada.

Especialistas

Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Valdir Guilherme Inácio

Valdir Guilherme Inácio

Psicólogo

São Roque

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 178 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.