Qual a melhor forma de tratar esteatose fazendo dieta alimentar ou tomando remédio?

2 respostas
Qual a melhor forma de tratar esteatose fazendo dieta alimentar ou tomando remédio?
Dra. Ana Carolina Devito Grisotto
Especialista em clínica médica, Geriatra
São Paulo
A dieta é fundamental para o tratamento, bem como a atividade física. Remédios podem ser prescritos de maneira auxiliar, a depender do caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Victoria  Rittershaussen
Especialista em clínica médica, Médico clínico geral, Internista
Rio de Janeiro
Olá! Boa tarde!
Excelente pergunta — e muito comum no consultório!

A esteatose hepática(fígado gorduroso) é uma condição que pode ser revertida em grande parte dos casos com mudanças no estilo de vida, especialmente dieta e atividade física. O uso de medicamentos só costuma ser indicado em situações específicas.
A base do tratamento é a dieta associada a mudanças no estilo de vida.A medicação entra apenas quando há fatores associados. Praticar pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada (como caminhada rápida) também ajuda a reduzir gordura no fígado mesmo sem perda de peso significativa.
Infelizmente ainda não existem medicamentos específicos aprovados exclusivamente para esteatose hepática simples.Porém, seu médico pode prescrever remédios caso existam: Resistência à insulina ou pré-diabetes, colesterol alto ou triglicérides, obesidade ou esteato-hepatite

Logo, a melhor forma de tratar a esteatose hepática é com dieta e mudança no estilo de vida. Isso é o que realmente muda o curso da doença. Os remédios só são indicados quando há condições associadas ou se a esteatose evolui para formas mais graves (como esteato-hepatite ou fibrose). Procure seu clínico para mais detalhes em relação a um tratamento personalizado!
Espero ter ajudado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.