Qual a melhor linha de terapia para pessoa que sofre de transtorno da personalidade obsessivo compulsiva

9 respostas
Qual a melhor linha de terapia para pessoa que sofre de transtorno da personalidade obsessivo compulsiva ?
A terapia cognitivo comportamental tem sido eficaz no tratamento de transtorno de personalidade obsessivo compulsiva, sendo que com melhores resultados em pacientes dispostos a participar de exercícios de exposição e prevenção de eventos que ocorrem na TCC.
Quando o paciente está disposto a colaborar com o processo psicoterapêutico, os resultados com pacientes em tratamento medicamentoso ou não, são expressivos e as ocorrências de rituais diminuem gradualmente.

Para um tratamento do aqui e agora, sem duvidas que a Terapia Cognitiva Comportamental será mais indicada. Porém é importante buscar a causa desse transtorno a fim de que se trate não só o efeito mas a causa. Nesse caso um terapeuta com um olhar psicanálito será bastante rico.

Att.
Sayonara Machado.
Como psicanalista, digo que deve-se ter em conta a definição de compulsão como o tipo de comportamento que o individuo é levado a realizar por uma coação interna. Um pensamento obsessivo, uma ação, uma operação defensiva, mesmo uma sequência complexa de comportamentos são qualificados de compulsivos quando a sua não realização acarreta aumento de angústia.(Laplanche & Pontalis, 1983).
Freud refere-se à ocorrência de atos compulsivos em dois tempos, sendo o primeiro anulado pelo segundo, e destaca a característica ambivalente presente nesses atos marcados, simultaneamente, por um constrangimento interior e uma luta contra esses impulsos.(Freud,1909/1962)
De modo que a compulsão é o sintoma, precisa trabalhar a causa (origem) e não o sintoma. Pesquise mais e boa sorte!
Gostaria de lembrar que o diagnóstico de Transtorno Obsessivo-compulsivo é distinto do Transtorno de Personalidade Obsessiva-compulsiva. O diagnóstico diferencial se dá principalmente pela presença de obsessões e compulsões verdadeiras no Transtorno Obsessivo-compulsivo. Eles podem coexistir. Só é possível um tratamento adequado quando se estabelecer um diagnóstico preciso. No caso do Transtorno Obsessivo-compulsivo, é difícil, pelo menos em dois terços dos casos, não utilizar medicação. A psicoterapia é sempre bem vinda.
É a Terapia Cognitivo Comportamental, estudos comprovam a sua eficacia nos transtornos obsessivo - compulsivo.
Quando a queixa é pontual, como é o caso citado, a terapia cognitiva comportamental tem uma atuação bastante dirigida à queixa.
Olá.
Independentemente de qual abordagem teórica se entregar, o fundamental para ter resultado é a qualidade do relacionamento, confiança, segurança, ética, respeito e o vínculo criado dentro da sala de terapia. Não fique preso (a) à linha teórica, todas as abordagens promovem mudança, desde que haja o desejo, que é essencial em qualquer processo psicoterapêutico.
Abraço.
Boa tarde!
Embora eu seja Psicóloga especialista em Psicoterapia Psicanalítica, como profissional não vou descumprir o meu preceito em defesa da minha técnica. Entendo que, não é a linha de segmento do Psicólogo que suscita a possibilidade de sucesso ou não mas sim, o vínculo analítico que pode ser criado. É importante que encontre uma Psicóloga (o) no qual sinta confiança, acolhimento e respeito pois, será preciso o exercício de implicar (falar sobre suas verdades, medos, inseguranças, etc.) e isso só será possível em um ambiente que lhe pareça favorável; do contrário, o Psicólogo pode ser da linha que for, que não terá bom prognóstico. O cuidado que deixo como importante, é saber se o profissional está devidamente registrado no CRP.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Para um bom tratamento é necessário encontrar um profissional de psicologia capacitado e em quem você tenha confiança. De resto, posso afirmar que a área que estudo mais profundamente, a psicanálise, é usada com sucesso para o tratamento desse quadro clínico há mais de 100 anos, com dados reportados em inúmeras pesquisas científicas em universidades do mundo todo.
Abraços