Qual e á importância da vitamina B 9 (ácido fólico) nos transtornos depressivos ?

3 respostas
Qual e á importância da vitamina B 9 (ácido fólico) nos transtornos depressivos ?
Olá! Um baixo nível de ácido fólico pode estar associado a maior gravidade dos sintomas depressivos e a uma resposta reduzida aos antidepressivos.

Em alguns casos, a suplementação com ácido fólico na sua forma ativa (L-metilfolato) pode ser recomendada como adjuvante no tratamento da depressão, especialmente em pessoas com deficiência comprovada ou alterações genéticas que dificultam o metabolismo do folato. Isso pode melhorar a eficácia dos antidepressivos e potencialmente acelerar a resposta ao tratamento.

É fundamental avaliar cada paciente de forma individualizada para determinar a abordagem terapêutica mais adequada e verificar a necessidade de introduzir essa suplementação.
Fico a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ácido fólico é uma forma de vitamina B9, essencial para várias funções corporais, incluindo a síntese de neurotransmissores como a serotonina, que está envolvida na regulação do humor.
A literatura médica sugere que a suplementação de ácido fólico - quando indicada adequadamente - pode ser benéfica em alguns casos de depressão e ansiedade, especialmente em indivíduos com deficiência de folato
Encontro-me a disposição!
O ácido fólico é fundamental para a saúde mental porque participa diretamente da produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina — que regulam o humor, a motivação e a estabilidade emocional. Quando ele está em falta, é comum aparecerem sintomas como desânimo, irritabilidade, dificuldade de concentração e até quadros que se parecem com depressão. Em alguns casos, mesmo com antidepressivos, a melhora só acontece depois que se corrige a deficiência de ácido fólico ou se suplementa com sua forma ativa, o L-metilfolato. Além disso, ele ajuda no processo de metilação, que regula funções cerebrais e até a expressão de genes ligados ao humor

Especialistas

Lauriene Pereira

Lauriene Pereira

Ginecologista

Águas Claras

Agendar uma visita
Fabiano Elisei Serra

Fabiano Elisei Serra

Ginecologista, Especialista em reprodução humana, Especialista em administração em saúde

São Paulo

Agendar uma visita
Denise Leal

Denise Leal

Ginecologista

São José dos Campos

Agendar uma visita
Adriano Wollmann

Adriano Wollmann

Ginecologista

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 59 perguntas sobre Ácido fólico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.