Qual é o tratamento para curar a fobia social?

8 respostas
Qual é o tratamento para curar a fobia social?
A fobia social é um quadro que muito se beneficia de psicoterapia, principalmente na abordagem da terapia cognitivo-comportamental, mais conhecida como TCC. Dependendo da gravidade do caso, pode ser necessário o acompanhamento conjunto com um psiquiatra, que avaliará a pertinência de uso de medicação. Caso não tratada, a fobia social é um dos transtornos mais incapacitantes e limitantes para a vida do paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
o que se denomina de "fobia social" é um padrão de comportamento que se caracteriza pela fuga e/ou esquiva de situações que envolve contato com e/ou exposição a outras pessoas; uma psicoterapia será eficaz se modificar esse padrão de comportamento e a terapia comportamental possui estratégias que levam a isso de forma gradual; basicamente - como nos problemas de fobias específicas - o processo envolve técnicas de dessensibilização sistemática, nas quais a pessoa aprende, passo a passo, a enfrentar os eventos ansiógenos.
Acompanhamento psicoterápico e psiquiátrico.
Mudar os foco dos pensamentos... Tem coisas que são práticas, mas não são fáceis. E praticando fica cada vez mais fácil. Quando você começa a focar nos sintomas e no problema, os mesmos só aumentam. Comece a duvidar desses pensamentos, buscando evidencias reais. E comece a pensar no que realmente importa...trabalho, projetos pessoais e profissionais. E crie plano de ação para todas as ideias. Quando você começar a focar em outras coisas, a queixa principal vai embora, sua autoestima melhorará e terá cada vez mais resiliência.
É imprescindível buscar acompanhamento com profissionais das áreas de Psicologia e Psiquiatria, pois o tratamento combinado contribui mais eficazmente no restabelecimento psicoemocional do paciente.
Fobia Social (ou "Transtorno de Ansiedade Social") é uma condição psíquica marcada pela intensa ansiedade que uma pessoa desenvolve quando se encontra em situações sociais ou mesmo quando está diante da possibilidade (seja real ou imaginária) de se expor a essas situações. É um transtorno em que o medo de avaliação por terceiros é central e capaz de levar a um grande prejuízo sócio-ocupacional, já que a pessoa sente-se impelida a evitar uma ou várias situações de interação social no seu dia a dia (e sofre muito com isso). Não se fala em cura, o que existe é um conjunto de tratamentos possíveis (e geralmente efetivos), escolhidos a depender de cada pessoa que sofre com esse transtorno. O tratamento vai desde medicamentos (em monoterapia ou associados) até abordagens psicoterápicas, como Terapia Cognitivo-Comportamental (seja tradicional ou com técnicas de mindfulness). Atenciosamente, Cleberson.
Oi! Um acompanhamento com um psiquiatra juntamente com um acompanhamento psicológico irá resolver essa situação! Um abraço!
A fobia social incapacita o indivíduo nas suas funções educativas, laborativas e sociais. A eficácia no tratamento depende de fatores como aceitação do paciente ao tratamento psicoterapêutico, o vínculo transferencial entre terapeuta e paciente, o ambiente familiar e social, dentre outros. É importante salientar que uma equipe multidisciplinar é fundamental para um resultado no tratamento.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Gabriele Bueno Casanova

Gabriele Bueno Casanova

Psicólogo

Curitiba

Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Psicólogo

São Caetano do Sul

Luiz Henrique Zanatta

Luiz Henrique Zanatta

Psicólogo

Curitiba

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 246 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.