Qual exame de sangue devo pedir pra confirmar o diagnóstico de ELA?

6 respostas
Qual exame de sangue devo pedir pra confirmar o diagnóstico de ELA?
Bom dia,
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa de acomete o neurônio motor levando a comprometimento progressivo da força muscular. O diagnóstico é baseado na história médica e exame neurológico e complementado com exame de eletroneuromiografia.

O diagnóstico de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) é feito por meio da avaliação da história clínica associada ao exame neurológico geral e direcionado, com o suporte de ferramentas diagnósticas como Eletroneuromiografia e exames de imagem para exclusão de outras doenças. A maioria das formas desta doença não são genéticas, não havendo, portanto, na maior parte dos casos, exame de sangue confirmatório. A melhor maneira é passar pela avaliação de um especialista. Abraços.
O diagnóstico de ELA Esclerose Lateral Amiotrófica) é realizado por um médico habilitado, baseado em uma adequada avaliação clínica e de exame complementar. O exame auxiliar maior importante e a Eletroneuromiografia assim como exames que afastem outras doenças. Esta é uma doença neurodegenerativa que afeta os neurônios. Doença pouco frequente mas com necessidade de uma adequada avaliação especializada para o melhor manejo possível.
Olá ! Não existe um exame de sangue que confirme o diagnóstico de ELA. O diagnóstico deve ser feito pelo especialista que avaliará o exame físico do doente e usará métodos complementares ,como a eletroneuromiografia ,para confirmar o diagnóstico .
O diagnostico de ELA não é feito com exames de sangue. É necessário uma avaliação do neurologista, seguida de eletroneuromiografia e exames de imagem para exclusão de outras doenças.
Quando muito no início dos sintomas , esses estudos podem ainda ser inconclusivos , tendo que repetir o exame de eletroneuromiografia a cada 6 meses para avaliar se há a evolução da doença e melhor definição diagnóstica. O primeiro passo consultar um neurologista !
Olá, o diagnóstico de ELA é feito com base no exame neurológico e na eletroneuromiografia. Durante a investigação, normalmente solicitamos exames de imagem (ressonância) para excluir doenças que podem mimetizar ELA. Testes genéticos possuem utilidade limitada no diagnóstico de ELA.