Qual exame de sangue devo pedir pra confirmar o diagnóstico de ELA?

6 respostas
Qual exame de sangue devo pedir pra confirmar o diagnóstico de ELA?
Bom dia,
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa de acomete o neurônio motor levando a comprometimento progressivo da força muscular. O diagnóstico é baseado na história médica e exame neurológico e complementado com exame de eletroneuromiografia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) é feito por meio da avaliação da história clínica associada ao exame neurológico geral e direcionado, com o suporte de ferramentas diagnósticas como Eletroneuromiografia e exames de imagem para exclusão de outras doenças. A maioria das formas desta doença não são genéticas, não havendo, portanto, na maior parte dos casos, exame de sangue confirmatório. A melhor maneira é passar pela avaliação de um especialista. Abraços.
O diagnóstico de ELA Esclerose Lateral Amiotrófica) é realizado por um médico habilitado, baseado em uma adequada avaliação clínica e de exame complementar. O exame auxiliar maior importante e a Eletroneuromiografia assim como exames que afastem outras doenças. Esta é uma doença neurodegenerativa que afeta os neurônios. Doença pouco frequente mas com necessidade de uma adequada avaliação especializada para o melhor manejo possível.
Olá ! Não existe um exame de sangue que confirme o diagnóstico de ELA. O diagnóstico deve ser feito pelo especialista que avaliará o exame físico do doente e usará métodos complementares ,como a eletroneuromiografia ,para confirmar o diagnóstico .
O diagnostico de ELA não é feito com exames de sangue. É necessário uma avaliação do neurologista, seguida de eletroneuromiografia e exames de imagem para exclusão de outras doenças.
Quando muito no início dos sintomas , esses estudos podem ainda ser inconclusivos , tendo que repetir o exame de eletroneuromiografia a cada 6 meses para avaliar se há a evolução da doença e melhor definição diagnóstica. O primeiro passo consultar um neurologista !
Olá, o diagnóstico de ELA é feito com base no exame neurológico e na eletroneuromiografia. Durante a investigação, normalmente solicitamos exames de imagem (ressonância) para excluir doenças que podem mimetizar ELA. Testes genéticos possuem utilidade limitada no diagnóstico de ELA.

Especialistas

Laís Cordeiro

Laís Cordeiro

Neurologista

Petrolina

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Rodrigo Siqueira Soares Frezatti

Rodrigo Siqueira Soares Frezatti

Neurologista

Ribeirão Preto

Letícia Nogueira

Letícia Nogueira

Neurologista

Florianópolis

Matheus De F B Souza

Matheus De F B Souza

Neurologista

Rio de Janeiro

Paulo Filho Soares Marcelino

Paulo Filho Soares Marcelino

Neurologista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 83 perguntas sobre Esclerose Amiotrófica Lateral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.