Qual mecanismo hormonal e/ou bioquímico controla diferenças de aumento ou diminuição do metabolismo
2
respostas
Qual mecanismo hormonal e/ou bioquímico controla diferenças de aumento ou diminuição do metabolismo do corpo, causando aumento ou perda de peso?
Olá, tudo bem? Existem vários hormônios relacionados ao controle de fome e saciedade, como grelina e leptina; além de hormônios que estão relacionados com o metabolismo, como hormônios da tireoide e cortisol. Mas o ganho de peso é multifatorial e não se relaciona apenas com os hormônios supracitados, há a questão genética, o ambiente em que a pessoa se encontra inserida, questões culturais e emocionais, entre outros. Procure sempre um acompanhamento especializado para tratar a obesidade.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sua pergunta é muito pertinente, pois o metabolismo e o controle do peso estão diretamente ligados a um complexo equilíbrio hormonal e bioquímico do nosso organismo. Existe uma interação constante entre hormônios como a insulina, o hormônio da tireoide, o cortisol, além de substâncias liberadas pelo tecido adiposo, como a leptina, e pelo trato gastrointestinal, como a grelina. A insulina regula a entrada de glicose nas células, influenciando a quantidade de energia estocada e, quando alterada, pode contribuir para o acúmulo de gordura. Os hormônios da tireoide modulam a velocidade das reações metabólicas, enquanto a leptina atua sinalizando a quantidade de gordura disponível, influenciando o apetite e o gasto energético. Já a grelina, liberada pelo estômago, faz o papel inverso ao estimular a fome. Além desses, o cortisol também pode interferir no metabolismo, afetando a composição corporal, em especial o acúmulo de gordura em regiões específicas. Na abordagem integrativa, o mais importante é compreender que cada pessoa responde de maneira distinta a esses hormônios, pois fatores como genética, sono, estresse, inflamações crônicas e exposição a toxinas ambientais podem impactar a regulação metabólica. Uma avaliação personalizada, somando os achados clínicos, exames laboratoriais detalhados e a percepção integral do paciente, auxilia a chegar a um diagnóstico mais preciso. Com base nisso, o tratamento procura ajustar cada um desses fatores, buscando o equilíbrio hormonal ideal, a melhoria da composição corporal, a modulação do apetite e da saciedade, resultando em um metabolismo mais saudável. O fundamental é entender que o controle de peso não depende de um único hormônio ou mecanismo isolado, mas sim do conjunto das múltiplas interações bioquímicas que tornam cada indivíduo único. Sem uma análise cuidadosa e personalizada, torna-se difícil definir o real estado metabólico, por isso a importância da consulta médica para realizar um plano de cuidado adequado, sempre integrando alimentação, exercícios, qualidade do sono e, quando necessário, suplementos e intervenções específicas.
Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia
Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia
Perguntas relacionadas
- Tô na 1ª semana de sertralina, senti cefaleia cabeça zonza com distanciamento de pensamento. Ansiedade, nada de melhor. Devo continuar o uso? Retorno da consulta só para 30 dias.
- Eu estava tomando a sertralina 50mg por dia, ganhei uma bebê ela tem dois anos, aí tava me sentindo melhor aí quiz para, fui para aos poucos aí fiquei uns dois ou três meses sem toma fiquei de boa mais aí me senti ansiosa de novo aí comecei a toma de novo, aí estou sentindo medos irritação mal…
- Tomei Sertralina, acordei com o coração acelerado, sensação de queimação no corpo, agitação. Pode ser uns dos efeitos colaterais do medicamento?
- Sertralina 50mg pode causar apito (zumbido) no ouvido?...Ou foi o início do zumbido que causou minha ansiedade ?...Pode ter relação
- Estou tomando 100mg de sertralina e 25mg de amato, posso tomar 1 taça de vinho no final de semana?
- Estou sem tomar Sertralina 50mg estou muito enjoada com dores de cabeça queria melhorar o sintomas mas começar outra vez antidepressivos? O que fazer?
- Foi- me prescrita Sertalina . Será q causa habituação?
- Estou tomando sertralina a 15 dias , Nao tenho votante de conversar com as pessoas, E nesse caso eu sempre gostei muito de conversar Esse sentimento de distânciar das pessoas pode passar com tempo?
- Pode haver problemas em tomar l teanina e Sertralina ? Ou é uma combinação segura
- Boa noite,comecei a tomar sertralina de 25 cm dois meses voltei a ter ansiedade O médico aumentou para 50,como tinha de 25 fiquei tomando 2 comprimidos,mais já estou tomando de 50 há 10 dias .comecei a sentir ansiedade É normal?e também tomo amitripitilina de 25 A noite
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 3161 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.