Qual melhor técnica usada para desenvolver o emocional para o individuo com Transtorno Personalidade

7 respostas
Qual melhor técnica usada para desenvolver o emocional para o individuo com Transtorno Personalidade Esquizóide?
Dr. Walter Sena
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Entende-se por "esquizóide" alguém que tem poucas, ou nenhuma, relações sociais, com estilo de vida mais solitário e pouca tonalidade emocional.
Tais pessoas não apresentam sofrimento psíquico em função disso, porém podem causar alguma frustração nos familiares. É preciso entender que o desejo de ver alguma socialização e maior expressão emocional, muitas das vezes, é do familiar e não do paciente.
De qualquer maneira, o paciente costuma ter alguns interesses específicos que servem como gancho para promover alguma interação social.
Diferentes tipos de abordagens psicológicas podem servir como suporte, mas sem a pretensão de "desenvolver o emocional", servem principalmente ao familiar para promover uma convivência harmoniosa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Fiama Alicia Zanini
Psicólogo
São Paulo
Olá!
O Transtorno de Personalidade Esquizóide (TPE) é caracterizado pela falta de interesse em relações sociais, tendência ao isolamento, introspecção, frieza emocional e elaborada atividade intelectual.O que para qualquer pessoa é evidente, abrir-se ou fechar-se ao contato, para o esquizóide é um enigma. O próprio contato assume contornos ameaçadores.
Deste modo, em psicoterapia, o objetivo é compreender e evitar o sentimento de ameaça. Atuando com paciência, tolerando as lentidões e interrupções de comunicação, espera-se criar um espaço de intimidade na relação paciente/terapeuta, desenvolvendo, assim, o contato emocional. O prognóstico, isto é, a resposta ao tratamento, depende da gravidade da angústia. Quando o contato analítico é possível, o prognóstico é positivo. Ou seja, sendo ouvido em suas dificuldades, a pessoa pode se desenvolver emocionalmente de maneira satisfatória. Espero ter ajudado! Fico à disposição para outros esclarecimentos.
Um abraço,
Fiama
 Clarice Lopes Gentilli
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
O ideal é realizar psicoterapia, levando em consideração que há várias tecnicas e modalidades que oferem ajuda às dificuldades de relacionamento típicas do transtorno de personalidade esquizóide.
É muito importante que escolha um terapeuta que lhe faça sentir seguro o suficiente para enfrentar as dificuldades típicas deste diagnóstico.
De qualquer forma, o diagnóstico é apenas uma diretriz, o psicoterapeuta vai ajudar a sua pessoa, ajudando a integrar na sua personalidade dificuldades pessoais que são únicas para cada pessoa.
Olá, para tal transtorno a técnica ideal é psicoterapia cognitivo-comportamental focada na flexibilização de pensamentos e crenças disfuncionais de ameaça.
Dr. Decio Deforme da Cunha
Psicanalista, Psiquiatra
Rio de Janeiro
As personalidades com traços esquizotímicos ou esquizóides,são forjadas pelos que tendem à se esquvar diante das experiências fortalecedoras da vida, preferindo buscar instrução sôbre as mesmas, utilizando o intelecto e reprimindo os sentimentos. O desenvolvimento emocional é diretamente proporcional à disposição íntima de enfrentar e vencer os episódios existenciais. Cada episódio ou etapa vencida, leva-nos a alcançar determinado nível de "conhecimentos-experienciais"que ditam uma idade afetiva. As psicanálises de orientação finalista adotam estes fundamentos na sua abordagem terapêutica.
Olá! procure um bom Psiquiatra. Paz e Bem!
 Paulo Roberto Buarque de Gusmão
Psicólogo, Sexólogo
Rio de Janeiro
Os indivíduos com transtorno de Personalidade Esquizótipica vivenciam os relacionamentos interpessoais como problemáticos, sentindo desconforto na interação com outras pessoas. Expressam infelicidade, entretanto são apáticos em relação ao contato íntimo. Assim, não têm amigos íntimos, sua rede de contatos é limitada, restringindo-se ao ciclo familiar. Sentem-se complementarmente desconfortáveis em situações sociais.

Especialistas

Fernanda Fonseca Rocha

Fernanda Fonseca Rocha

Psicólogo

Gravataí

Pedro P. de A. Chaves

Pedro P. de A. Chaves

Psicólogo

Rio de Janeiro

Jenifer Angélica Carneiro

Jenifer Angélica Carneiro

Psicólogo

São José dos Campos

Marcia Santos Velloso de Carvalho

Marcia Santos Velloso de Carvalho

Psicólogo

Rio de Janeiro

Irene Teresa Vieira Fabretti

Irene Teresa Vieira Fabretti

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 72 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.