Qual o especialista que devo procurar para Neudivergência? E tem cura ?

17 respostas
Qual o especialista que devo procurar para Neudivergência? E tem cura ?
Olá! Você não relata se tem um diagnóstico. Desta forma, o ideal é procurar um neurologista para uma avaliação e posteriormente verificar qual o tratamento ideal dentro da neurodivergência que é citada por você o TEA (Transtorno do Especto Autista). O que tem se trabalhado é a inclusão, seja em ambientes educacionais, organizacionais, na sociedade e até na própria família que às vezes apresenta dificuldades em compreender a diversidade de pensamento e comportamento. Sou especilialista em saúde mental e fico à disposição

Olá
Para ter um diagnóstico de Neurodivergência, será necessário buscar um psiquiatra e uma avaliação neuropsicológica.
Sou especialista em autismo, caso queira agendar uma consulta on-line, para conversarmos melhor, estou à sua disposição.
você deve procurar um neuropsicólogo para realizar uma avaliação e testes nessa área. mas vale lembrar que todo sofrimento, independente do diagnóstico, merece uma narrativa subjetiva feita por você mesmo(a) e deve ser escutada por um bom psicólogo ou psicanalista (sou formada em psicologia e atuo sob a perspectiva da psicanálise freudo-lacaniana.
Você não deixou claro qual o tipo de neurodivergência e nem se já existe um diagnóstico fechado por um profissional qualificado. A neurodivergência se manifesta de diversas maneiras e pode estar ligada a diversos transtornos e/ou condições neurológicas e/ou neuropsicológicas. Caso ainda não tenha um diagnóstico fechado por um profissional, pode buscar um neuropsicológo, psiquiatra ou neurologista para uma avaliação e possível tratamento. Ainda que não haja cura para o seu caso, existem muitos métodos propostos para melhorar a qualidade de vida e reduzir os impactos dos sintomas, seja qual for o seu caso.
Olá. Neuropsicólogas (os), psiquiatras e neurologistas poderão auxiliar em toda a investigação, conclusão diagnóstica e acompanhamento do caso.
Olá... Pode estar procurando os profissionais da saúde Mental Psiquiatras e Psicólogos. Caso necessitar para uma avaliação Neurológica também um Neurologista. No causo de neurodivergência falamos em remissão de sintomas. Busque um especialista para tirar qualquer dúvida.
Bom dia. Penso que seja importante fazer uma avaliação com um profissional da área da saúde metal. Com isso, você poderá ter uma encaminhamento mais adequado para o seu caso.
Para lidar com questões de neudivergência, é apropriado procurar um neuropsicólogo especializado em transtornos neuropsiquiátricos. Não se existe uma "cura", mas sim compreensão, aceitação e suporte para promover o desenvolvimento pessoal e adaptativo do indivíduo. Um psicólogo especializado pode oferecer avaliação e intervenção adequadas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 207
Olá. Penso que o atendimento multidisciplinar é uma boa forma de lidar e entender a neurodivergência. Neuropsicólogo, psiquiatra e psicólogos são indicados. Abraço.
Olá. Primeiro ponto importante é: já existe um diagnóstico de neurodivergência? Existem vários quadros que são considerados como neurodivergentes. Os profissionais indicados para diagnosticar e tratar são: neurologista, neuropsicólogo e psicólogo. Pessoas neuroatípicas não serão curadas, mas podem e devem buscar tratamento para melhora e desenvolvimento de estratégias e habilidades, assim como, compreensão e aceitação, fazendo com que haja um bom prognóstico!
Olá tudo bem, espero que esteja bem.
Para questões relacionadas à neudivergência, como autismo, síndrome de Asperger, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), entre outros pois não deixou claro o diagnostico, você pode procurar um profissional de saúde mental, como um psiquiatra, psicólogo ou terapeuta que tenha experiência e especialização em trabalhar com essas condições. É importante encontrar alguém que compreenda as especificidades e desafios associados à neudivergência e que possa oferecer suporte adequado.

Em relação à "cura", é importante entender que a neudivergência não é uma doença que precisa ser curada, mas sim uma parte intrínseca da identidade e da forma como algumas pessoas experimentam o mundo. Em vez de buscar uma "cura", o foco deve ser em fornecer apoio, recursos e estratégias para ajudar as pessoas a viverem suas vidas da maneira que desejam e a alcançarem seu potencial máximo, respeitando sua individualidade e dignidade. Terapias e intervenções podem ser úteis para ajudar a gerenciar desafios específicos associados à neudivergência, mas não devem ser vistas como uma tentativa de "curar" a condição em si.
Espero ter ajudado.
Abraços!

Oie! O primeiro passo é buscar um profissional da Neuropsicologia. O (a) neuropsicólogo (a) realizará uma bateria de testes (em torno de 8 sessões) e conversará bastante com o (a) paciente antes de emitir um laudo que caracterize (ou não) neurodivergência. E só após o resultado, buscar o acompanhamento correto para o caso, que geralmente é um profissional da Psicologia e um da Psiquiatria. Entendo a necessidade e a vontade de saber se existe ou não cura, mas primeiramente, precisamos saber o que de fato você tem. Uma coisa é certa: não precisa se desesperar! Busque profissionais qualificados que possam te ajudar nessa jornada. Vai dar certo! Boa sorte!
Quanto à questão da cura, é importante entender que a neurodivergência não é uma doença que precisa ser curada, mas sim um espectro de diferenças no desenvolvimento neurológico que inclui condições como Autismo, TDAH, Dislexia, entre outras. O conceito de neurodiversidade valoriza essas diferenças como variações naturais do cérebro humano e enfatiza a importância da aceitação e do apoio adaptado às necessidades de cada indivíduo, em vez de buscar uma "cura". A ideia é promover uma sociedade mais inclusiva que reconheça e valorize a diversidade neurológica. Portanto, o foco está em oferecer suporte e estratégias que permitam a cada pessoa neurodivergente alcançar seu potencial, respeitando suas características únicas
A neurodiversidade é um conceito criado pela socióloga australiana Judy Singer e foi inicialmente adotada por indivíduos inseridos no espectro do autismo para despatologizar sua condição. Depois foi generalizada para outras condições associadas ao neurodesenvolvimento, como o TDAH, distúrbios da fala, dislexia, dispraxia, discalculia, deficiência intelectual e síndrome de Tourette, esquizofrenia, bipolaridade, o transtorno esquizoafetivo, transtornos dissociativos e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Defendem a ideia social de que a neurodivergência não é doença, mas diferença. A questão é que, mesmo despatologizando socialmente a neurodiversidade, isso não impede que as pessoas neurodivergentes tenham sofrimentos psíquicos por conta de suas dificuldades emocionais, cognitivas e sócio-comunicativas que a neurodivergência abrange e que a própria vida pode despertar. O sofrimento psíquico implicado nas condições neurodivergentes - tal qual em outras condições - pode ser cuidado por profissionais da psicologia, por exemplo. A psicoterapia psicanalítica com jogos digitais pode ajudar no processo de desenvolvimento psicológico e na autonomia, facilitando o contato e a elaboração de emoções difíceis de modo lúdico, pode contribuir para o desenvolvimento de recursos expressivos-comunicativos, pode facilitar a socialização e o convívio, pode estimular as capacidades cognitivas de atenção, memória, crítica, e controle de impulsos. Gde. abç.
Olá, tudo bem?

Bem, a neurodivergência é um termo amplo, que engloba diferentes transtornos. Na maioria das vezes é utilizado para se referir ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quando falamos em transtornos mentais, entende-se que os mesmos possuem um caráter crônico, e que devem ser acompanhados por um profissional especializado (psicólogo/psiquiatra).
Em relação ao TEA ou outros transtornos do neurodesenvolvimento, como TDAH, Deficiência Intelectual, Transtornos Específicos da Aprendizagem e outros, estão com o paciente desde o seu nascimento. Dessa forma, as dificuldades apresentadas podem ser trabalhadas por profissionais especializados. Entretanto, não existe uma cura para os transtornos.

Espero ter esclarecido, estou à disposição.

Grande abraço!
Se há suspeita de algum tipo de neurodivergência (como TEA e TDAH), os especialistas recomendados são o psiquiatra especializado no assunto, assim como psicólogos. Também é importante procurar um neuropsicólogo para uma avaliação psicológica, que ajudará no diagnóstico. Caso já haja um diagnóstico, é fundamental o acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Você deve procurar um profissional capacitado para avaliar e confirmar o diagnóstico, como neuropsicólogo ou psicólogo especialista. Neurodivergencia é uma condição e não há cura, porém tratamentos cada vez melhores para auxiliar na melhor qualidade de vida. Me coloco a disposição para avaliação e demais esclarecimentos