Qual o melhor tratamento para uma pessoa que tem transtorno de ansiedade generalizada e hipocondría?

31 respostas
Qual o melhor tratamento para uma pessoa que tem transtorno de ansiedade generalizada e hipocondría?
 Nalicia Inez Negrão Bueno
Psicólogo
João Pessoa
Todos os tratamentos são bons qdo adequados para cada paciente...uns mais rápidos e outros mais lentos...mas se vc quer um tratamento mais rápido e eficaz procure a hipnose ,sobretudo a hipnose clinica integrativa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que o tratamento cognitivo comportamental tem um resultado bem efetivo a curto prazo pois permite que você analise suas crenças e medos diariamente e enfrente com mais recursos seus sentimentos....Se vincular à Psicologia Positiva então, você terá mais forças e equilíbrio para lidar com seus problemas....Procure um profissional especializado....
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento terapêutico (at) - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Fernanda Gatto
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
O tratamento ideal é o que, irá se adequar ao seu caso especificamente falando. É muito subjetivo. Primeiro passo é procurar um profissional qualificado que, possa ajudá-la a identificar a raiz da sua ansiedade. Sendo assim, acolhendo seu sofrimento. Hoje em dia não separamos mais o corpo biológico das emoções. O acompanhamento da mente é tão importante quanto o do corpo. Não falar sobre seu sofrimento sufoca e, acaba transbordando em si mesmo. Muitas vezes em forma do transtorno de ansiedade. Alinha-se. Busque ajuda. Não fique sem tratamento e não sofra sozinha. Agende sua consulta. Estou à disposição.
Procure um psicólogo clínico, o profissional saberá conduzir a situação. A terapia cognitiva comportamental é legal neste caso especifico, por ser uma abordagem focada em problemas.
É importante um tratamento em conjunto, aliado ao médico psiquiatra, ao procurar o psicólogo dependendo da situação, este faz o encaminhamento.
Gratidão!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dr. Guilherme Schezzi Botelho
Psicólogo
Ribeirão Preto
Pesquisas comprovam que a terapia cognitivo comportamental é um dos métodos mais eficazes para tratamento de transtornos de ansiedade.
 Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa noite. Existem graduações para o diagnóstico dos transtornos de ansiedade, que a dividem em leve, moderada ou grave. Para os casos de maior gravidade o tratamento ideal consiste em uma associação entre psicoterapia - conduzida por um psicólogo habilitado, e medicamentoso - sempre com acompanhamento de um médico psiquiatra. Para uma avaliação adequada é necessário que você consulte pessoalmente um profissional de saúde mental, que poderá definir o diagnóstico e propor o tratamento adequado. Abraços e boa sorte!
 Daniel Pinheiro de Santana
Psicólogo
Curitiba
A psicoterapia Coginitvo Comportamental vem sendo uma das mais indicadas por ser objetiva, e bastante efetiva segundo vários estudos e pesquisas. Ela previne recaídas, a duração do tratamento pode variar de paciente para paciente por conta da subjetividade e complexidade do caso. Pode ser necessário um trabalho em conjunto com tratamento medicamentoso (um psiquiatra), dependendo do nível de ansiedade presente e o quanto está prejudicando a vida da pessoa.
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
No meu entendimento, o melhor tratamento seria a combinação de psicoterapia cognitivo comportamental com tratamento psiquiátrico.
 Fernando Cordeiro
Psicólogo
Santos
Boa Noite, o melhor tratamento é aquele na qual voce se compromete com sua cura, acompanhada por um psicólogo com o qual voce se identificou, cada psicólogo usa uma abordagem especifica, mas o resultado sempre depende do paciente aderir ou não ao que inicialmente se compromete.
O primeiro passo é buscar ajuda de um profissional habilitado que construa junto com você um espaço seguro, para que você possa, de modo confortável acessar e reconhecer as causas do seu comportamento ansioso, e a partir daí compreender qual o tratamento adequado para o seu quadro, lembrando que, o processo terapêutico só será bem sucedido com a sua participação ativa e espontânea. Espero que de algum modo , sua dúvida tenha sido esclarecida, estou à disposição para quaisquer outros questionamentos.
Cuide da sua saúde emocional, faça terapia!
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sem dúvida a psicoterapia, se ele trabalhar com hipnose melhor ainda! E se caso precisar medicamento com um psiquiatra.
 Mariana Milani
Psicólogo
São Paulo
Psicoterapia é um bom começo, com certeza. Vai te ajudar a identificar a causa da sua ansiedade e definir estratégias para trabalhá-la.
 Kelly Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Santo André - Pb
Boa tarde!
Existem algumas linhas de atendimento psicológico porém, à priori, é importante considerar uma Psicóloga (o) (devidamente regulamentado pelo CRP) o qual lhe transmita sentimento de confiança e acolhimento (percepção individual). Ademais, é pressuposto que tal demanda possa ser acolhida independente da linha de seguimento do profissional.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
 Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Eu sugiro tratamento em TCC podendo estar aliado com a psiquiatra caso a sua ansiedade seja muito grave, mas isso somente o profissional que te acompanhar vai conseguir dizer. Boa sorte
Acredito que o primeiro passo seria avaliar o nível de ansiedade apresentada e entender um pouco mais sobre o diagnóstico de hipocondria. A terapia combinada (TCC+medicação) tem se mostrado a mais eficaz em casos de alto nível de ansiedade.
 Célia Naime
Psicólogo
Londrina
Todas as formas de ansiedade precisam ser tratadas ,pois elas podem aumentar de intensidade e apesar de ser um transtorno simples e de prognósticos muito positivos, a ansiedade pode interferir drasticamente na qualidade de vida da pessoa e de seus familiares. Atualmente , com o avanço da neurociência, é possível que a psicoterapeuta compreenda em detalhes o funcionamento da ansiedade de cada paciente , e o ajude a compreender e a descobrir como controlar sua ansiedade. .
O Transtorno de Ansiedade Generalizada pode se tratado por meio de medicação (prescrita idealmente por um psiquiatra) e por psicoterapia (conduzida por psiquiatras ou psicólogos). Em relação ao tratamento psicoterápico/psicológico, e de acordo com a Divisão de Psicologia Clínica da American Psychological Association, as abordagens que tem mais respaldo de evidências científicas são as Terapias Cognitivas e Comportamentais.
Dra. Leidiane Rosa da Silva
Psicólogo, Psicopedagogo
Goiânia
Tratamento psiquiátrico e tratamento psicoterápico associados.
Dra. Viviane Lajter Segal
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. O tratamento ideal para esse caso é a associação de medicamentos, prescritos e avaliados por um médico psiquiatra, com a psicoterapia realizada por um psicólogo qualificado.
 Tuanne Magalhães
Psicólogo
Fortaleza
Olá, o melhor tratamento seria o acompanhamento psiquiátrico (medicação) juntamente com o acompanhamento psicológico. Te recomendo buscar um psicólogo com especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental, pois esta abordagem apresenta vários estudos sobre a sua eficácia no tratamento de TAG. Espero ter ajudado!
 Fernanda Santos
Psicólogo
Belém do Pará
Olá, na minha percepção, o melhor tratamento é com profissional de saúde que apresentar especialização em saúde mental e atenção psicossocial, com experiência de trabalho em quadros severos, crônicos, leves, moderados, com diversos casos de experiência em acompanhamento de saúde mental (depressão, ansiedade, pânico, fobia, hipocondria, etc) e que busca compreender o ser humano de forma global (nas suas diversas áreas de vida) em sofrimento psíquico, em trabalho interdisciplinar com médico psiquiatra em casos que possivelmente precisam de medicação.
No tratamento dos transtornos de ansiedade é muito importante considerar que um dos grandes mantenedores desses quadros são os pensamentos que os acompanham. Na terapia cognitivo-comportamental (TCC) consideramos que não é a situação em si que causa uma perturbação emocional, mas a forma de avaliar as situações e os significados que atribuímos a elas. A TCC tem se mostrado muito eficaz no tratamento desses transtornos porque tem caráter educativo que ajuda o cliente a compreender o transtorno, desenvolver habilidades de enfrentamento e maneiras mais assertivas de lidar com essas situações. O uso de medicação é algo que precisa ser avaliado pelo profissional de saúde mental, considerando a intensidade, frequência e gravidade dos sintomas. Dentro da psicologia existem diversas linhas teóricas que embasam o tratamento, por isso pode haver algumas diferenças em como o tratamento será conduzido, mas o foco e objetivo de trabalho será a melhora do cliente e redução do sofrimento causado pelo transtorno. Espero ter ajudado e fico à disposição para mais informações
A psicoterapia Coginitvo Comportamental vem sendo uma das mais indicadas pela sua objetividade.
Seria bom associar com um médico psiquiatra.
 Sabrina Tabac
Psicólogo
Rio de Janeiro
Se você já tem um diagnóstico clínico é muito importante que dê prosseguimento às consultas com o psiquiatra .A terapia na abordagem cognitiva comportamental também vai te ajudar a identificar possíveis pensamentos distorcidos da realidade assim como na parte comportamental.
Psicoterapia talvez aliada a psiquiatria.
A psicoterapia na abordagem cognitivo comportamental, vai te ajudar lidar com os pensamentos e interpretações distorcidas que te geram ansiedade, e o medo de ficar doente.
Você vai aprender o modelo cognitivo e a manejar seus pensamentos, sobretudo questioná-los e confrontá-los, pois eles são a origem de tudo.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
As terapias comportamentais costumam ser especializadas nesse tipo de transtorno, como a Terapia Cognitivo Comportamental. Entretanto todas trazem benefício.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Psicoterapia e talvez medicação.
 Ana Paula Ribeiro
Psicólogo
Poços de Caldas
Olá, boa tarde, tudo bem? O tratamento mais eficaz para o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e hipocondria combina psicoterapia e, em alguns casos, medicamentos. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a abordagem mais indicada, pois ajuda a identificar e modificar pensamentos disfuncionais e padrões de preocupação excessiva. No caso da hipocondria, a TCC também trabalha crenças disfuncionais sobre saúde, reduzindo comportamentos como checagens constantes, ruminação de pensamentos, hiperatenção a sintomas físicos e consultas médicas desnecessárias. Outra abordagem complementar é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), que ensina a aceitar pensamentos e emoções sem se fixar neles, enquanto a pessoa se engaja em ações alinhadas aos seus valores.
Além disso, medicamentos como antidepressivos são frequentemente utilizados para controlar os níveis de ansiedade.
Práticas complementares, como técnicas de relaxamento, mindfulness e exercícios físicos, também são altamente recomendadas. Essas estratégias ajudam a reduzir a ansiedade e promovem uma sensação de bem-estar. O acompanhamento regular com profissionais de saúde mental como psicólogo e psiquiatra, é essencial para ajustar o tratamento.
Olá, para pessoas com transtorno de ansiedade generalizada e hipocondria, o tratamento mais eficaz geralmente envolve uma combinação de abordagens. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é bastante recomendada, pois ajuda a identificar e modificar pensamentos negativos e comportamentos que alimentam a ansiedade. Além disso, em alguns casos, pode ser indicado o uso de medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos, para ajudar na melhora dos sintomas. É importante procurar um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e um plano de tratamento personalizado.
O tratamento ideal para pessoas que apresentam tanto Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) quanto hipocondria (também denominada Transtorno de Ansiedade por Doença) deve ser **multidisciplinar**, envolvendo abordagem psicológica, médica e, quando necessário, apoio farmacológico.

### 1. Psicoterapia (a base do tratamento)
### A **Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)** é considerada o padrão-ouro para ambos os transtornos:

| - **TCC**: Auxilia o paciente a identificar e modificar pensamentos disfuncionais, crenças catastróficas e comportamentos de evitação que alimentam a ansiedade. |
|---|


- Técnicas de **mindfulness** e relaxamento também são recomendadas para ajudar a controlar sintomas físicos da ansiedade.
- Em alguns casos, outras abordagens terapêuticas como ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) também mostram bons resultados.

### 2. Tratamento Medicamentoso
Pode ser indicado pelo psiquiatra, principalmente quando a ansiedade incapacita ou não responde à psicoterapia isolada.

- **Antidepressivos ISRS** (inibidores seletivos da recaptação da serotonina) são os mais utilizados e eficazes.
- Ansióliticos podem ser prescritos com cautela, preferencialmente por curto prazo.

### 3. Educação em Saúde Mental
Esclarecer ao paciente sobre os mecanismos da ansiedade e da hipocondria reduz comportamentos de busca excessiva de exames médicos e médicos diferentes (“shopping médico”).

### 4. Promoção de Qualidade de Vida
- Exercícios físicos regulares,
- Sono adequado,
- Alimentação equilibrada,
- Redução do consumo de cafeína e outras substâncias que possam agravar a ansiedade.

### 5. Apoio Familiar e Orientação para Rede de Apoio
Família, amigos e, se possível, grupos terapêuticos ajudam na adesão ao tratamento e fornecem suporte emocional.

> **Resumo:**
O melhor tratamento para TAG e hipocondria é uma combinação de psicoterapia (principalmente TCC), orientação psiquiátrica para possível uso de medicamentos, mudanças no estilo de vida e suporte psicoeducacional. O acompanhamento deve ser sempre individualizado e contínuo, respeitando as necessidades e características de cada pessoa.

Especialistas

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 183 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.