Quando estou em um lugar com muitas pessoas que eu não conheço, ou quando tem barulho, tenho uma sen

14 respostas
Quando estou em um lugar com muitas pessoas que eu não conheço, ou quando tem barulho, tenho uma sensação parecida com uma despersonalizacao, como se ficasse no piloto automático, fora de sí. É normal?
Olá, este não é um comportamento esperado não, principalmente porque você consegue reconhecer que o seu estado fica alterado nesse contexto em específico. Isso também acontece em outras circunstâncias? Seria importante avaliar com um profissional o que desencadeia essa reação, bem como compreender a função dela para poder avaliar se é algo que lhe prejudica ou não :)

É uma reação pessoal direta com o meio, onde estes ambientes estão repletos de representações para lhe causar estás reações um ambiente terapêutico auxilia no entendimento festar reações e tratamento. Cuide-se.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Esta sensação é muito relatada por pessoas introvertidas e pode ser uma reação sua ao excesso de estímulos do ambiente. Mas cabe uma avaliação mais aprofundada para compreender o que está acontecendo com você e se existe algum quadro importante a ser diagnosticado e cuidado. Para isso é preciso detalhar a sensação, o tipo de situação em que surge, se iniciou há muito tempo. Sugiro procurar atendimento psicológico individual para que possa compreender o que está ocorrendo.
Não é normal. Precisa realizar uma avaliação completa para entender qual é a desordem interna que está causando estes sintomas.
Há uma série de fatores que podem ter te levado até esse padrão de comportamento, não cabe a nós, psis, dizer se é normal ou não, pois cada pessoa tem sua própria maneira de existir dentro do seu próprio mundo.
Acredito que essa sensação te incomoda e seria interessante você pensar em fazer terapia para que possa entender seus próprios mecanismos internos que geram esse tipo de sentimento.
Seria importante buscar acompanhamento, pois não é comum se sentir assim.
Ola, seja bem vindo !
Complexo falarmos em uma resposta de algo que lhe incomoda tanto , não é mesmo ?
Interessante procurar um profissional, para que ele possa lhe ouvir com mais riquezas de detalhes , e posteriormente lhe oferecer uma resposta mais adequada.
Digo isto , porque é preciso observar se são em situações pontuais ou se são situações generalizadas.
È normal termos sentimentos e certos comportamentos diante de algo que nos incomoda. O que é preciso observar é o quanto isto lhe deixa totalmente desconfortável.
Dentro da sua questão trazida, o mais importante é o autoconhecimento.
Procure ajuda psicológica, será de grande valia para você.
Forte abraço.
Oi, como vai? Essa reação é muito comum aos introvertidos, onde os objetos do mundo parecem invadir o sujeito. Não se preocupe, na prática terapêutica você consegue trabalhar isto e se tornar mais funcional nos ambientes sociais. Ser introvertido também tem suas vantagens e virtudes! Pode explorar este campo... invista em você, na sua saúde mental. Bom caminho! Abraços
Olá! Seria interessante saber se isso sempre aconteceu ou se é algo datado. Além disso, entender o que estar em multidão te remete, se houve algum evento significativo, ou mesmo se existiu algo em sua vida que tenha causado um impacto. Para isso, seria bom você buscar o acopanhamento de um profissional. Abraços!
Pela sua pergunta já é possível destacar a sua estranheza frente a tais comportamentos, portanto se você nota prejuízos, desconfortos ou gostaria de entender melhor o que sente, cabe buscar uma avaliação psiquiátrica e psicológica. Somente com uma avaliação profissional adequada você encontrará a resposta para sua questão.
Olá, a questão de ser normal ou não é algo bem subjetivo que não dá pra mensurar assim, mas se é algo que te incomoda e te impede de fazer algo que deseja podes investigar melhor dentro de um acompanhamento psicológico.
Olá! Essa sensação de despersonalização que você está descrevendo pode ser um sintoma de ansiedade ou estresse. É comum que em situações de grande estímulo sensorial, como estar em um local lotado ou barulhento, o nosso sistema nervoso fique em alerta máximo e acabe produzindo uma resposta de "desconexão" para tentar lidar com a sobrecarga de informações.

No entanto, se essa sensação é frequente ou causa desconforto significativo, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental para avaliar se há alguma condição subjacente que precisa ser tratada. Algumas condições, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico ou transtorno do estresse pós-traumático, podem estar associadas a sintomas de despersonalização.

Além disso, algumas estratégias podem ajudar a lidar com esses sintomas, como praticar técnicas de respiração, meditação ou outras formas de relaxamento, ou tentar evitar situações que possam desencadear a sensação de despersonalização, pelo menos até que você se sinta mais confortável para lidar com elas. Abraço!
Olá, o transtorno dissociativo aparece com sensação de distanciamento do próprio corpo, como se estivéssemos observando a nossa própria vida. Vc diz que quando surge, geralmente vc está cercada de grandes estímulos ou sobrecarga de informações e te causam desconforto. É quando vc "liga o piloto automático", como forma de se proteger. De fato, sintomas de ansiedade exacerbada, muitas vezes causadas por estresse, depressão , uso de drogas, etc. podem favorecer a sensação de despersonalização e desrealização. É preciso buscar ajuda especializada para uma avaliação mais completa com a finalidade de entender o que vem causando seus sintomas e se será preciso tratamento medicamentoso. A psicoterapia será importante para te ajudar a sair deste quadro agudo , compreender o que te levou a chegar neste momento e ressignificar questões de tua vida.
Olá. A sensação de despersonalização que você descreve, especialmente em ambientes com muitas pessoas ou ruído, pode ser uma reação ao estresse ou à ansiedade. A despersonalização é um tipo de dissociação onde uma pessoa se sente desconectada de si mesma, como se estivesse observando seu corpo e suas ações de fora, ou como se estivesse no "piloto automático". Embora possa ser uma experiência perturbadora, não é incomum em situações de alto estresse ou ansiedade.
Causas Comuns
1. Ansiedade e Pânico: Situações de alta ansiedade, como estar em um ambiente social desconfortável ou excessivamente estimulante, podem levar a episódios de despersonalização.
2. Estresse Crônico: Acumulação de estresse pode causar sintomas dissociativos como mecanismo de defesa do cérebro.
3. Sobrecarga Sensorial: Para algumas pessoas, excesso de estímulos visuais ou auditivos pode ser avassalador e desencadear uma resposta dissociativa.
É importante monitorar a frequência e a intensidade dessas experiências. Se ocorrem frequentemente ou interferem significativamente na sua capacidade de funcionar ou em sua qualidade de vida, pode ser útil buscar a ajuda de um profissional de saúde mental. A despersonalização ocasional em situações de alta ansiedade pode não ser motivo de alarme, mas se torna uma preocupação se é persistente ou se torna um padrão recorrente.
Um psicólogo ou psiquiatra pode avaliar seus sintomas para entender melhor suas causas e determinar se fazem parte de um transtorno de ansiedade, um transtorno dissociativo, ou outro problema de saúde mental.
Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) podem ser eficazes no tratamento de sintomas de ansiedade e dissociação.
Espero ter ajudado!
Um forte abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!