Quando um paciente pede alta a pedido, ele tem direito a cópia do prontuário? Eu estava internada po

3 respostas
Quando um paciente pede alta a pedido, ele tem direito a cópia do prontuário? Eu estava internada por conta de diabetes gestacional em um hospital público, mas pedi pra sair por conta de vários problemas do hospital, como comidas com larvas, medicação errada, dieta mal feita, etc. Mas o hospital se negou a entregar a cópia do prontuário alegando que eu pedi alta, e quando é assim ele não entregam. isso é correto?
A cópia do prontuário é um direito do paciente. Você pode exigir e eles tem obrigação de te entregar. Boa sorte.

Olá,
todo prontuário médico é um documento que na verdade pertence ao paciente, mas muitas vezes os hospitais e serviços ficam receosos em entregar as copias por medo de processos.
Mas é seu direito, pode procurar a parte de arquivo do hospital ou administração, ou abrir queixa na ouvidoria do hospital em questão.
Espero ter ajudado, boa sorte,
Agnes
Você sempre terá direito de cópia ao seu prontuário. Inclusive, o documento apesar de erroneamente ser denominado por muitos como “prontuário médico” é na verdade denominado corretamente de “prontuário do paciente”, justamente por ser um documento referente aos seus dados, que requer sigilo pelos profissionais que o manipulam e que devem ser cedido sempre que solicitado pelo paciente.