Quanto tempo até o corpo se acostumar com o escitalopram? Estou sentindo os efeitos colaterais e qu

3 respostas
Quanto tempo até o corpo se acostumar com o escitalopram?
Estou sentindo os efeitos colaterais e queria saber quando vai passar!
Boa tarde, normalmente, em média, em 15 dias o corpo já se adapta a medicação, porém se isto não está ocorrendo, avise seu médico, cada organismo é um, essa é a individualidade do corpo humano, abraços!!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É bastante comum, nas primeiras semanas de uso do escitalopram, você sentir alguns efeitos colaterais leves e que devem ser transitórios, como náusea, dor de cabeça, sonolência, insônia, agitação ou desconforto gastrointestinal.
Esses sintomas costumam melhorar gradualmente entre 1 a 3 semanas após o início do tratamento. E os benefícios terapêuticos começam a ser percebidos entre 3 e 6 semanas.
Caso os efeitos colaterais estejam muito intensos ou persistam por mais tempo, é importante conversar com o psiquiatra que acompanha seu caso. Por vezes, pequenos ajustes de dose, horário ou estratégias de manejo podem ajudar bastante.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
O escitalopram, um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), é amplamente utilizado no tratamento da ansiedade, depressão e transtornos obsessivo-compulsivos. Nos primeiros dias ou semanas de uso, é comum experimentar efeitos colaterais iniciais, como:

Náusea

Dor de cabeça

Aumento da ansiedade ou agitação

Distúrbios do sono (insônia ou sonolência)

Diminuição do apetite

Alterações gastrointestinais

Tontura ou sensação de "mente acelerada"

Esses efeitos são geralmente resultado do ajuste do cérebro ao aumento dos níveis de serotonina, e costumam diminuir progressivamente ao longo de 1 a 3 semanas. Em muitos casos, o corpo começa a se adaptar a partir da segunda semana, com melhora significativa dos efeitos colaterais até a quarta ou sexta semana de tratamento. A melhora dos sintomas-alvo (como ansiedade ou pensamentos obsessivos) também costuma ocorrer gradualmente nesse período.

Caso os efeitos adversos sejam muito intensos, persistentes ou interfiram com suas atividades diárias, é importante relatar ao(à) psiquiatra imediatamente. Ele(a) poderá ajustar a dose, sugerir estratégias para aliviar os sintomas iniciais ou considerar outra medicação, se necessário.

Agende um retorno para acompanhamento clínico nas primeiras semanas, pois esse período de adaptação é decisivo para a continuidade e sucesso do tratamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.