Quanto tempo de uso de maconha geralmente desencadeia a esquizofrenia em indivíduos já pré dispos

Quanto tempo de uso de maconha geralmente desencadeia a esquizofrenia em indivíduos já pré dispostos?

5 respostas


Não há estudos até o momento que consigam precisar tempo de uso da maconha para causar sintomas psicóticos. Apenas basta uma ou duas exposições para causar isso.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Os estudos que averiguaram essa associação fizeram a reavaliação dos pacientes após anos do uso da maconha, não delimitando quanto tempo após o uso se iniciaram os sintomas psicóticos. Porém, na prática clínica, observamos tanto pacientes que iniciam sintomas psicóticos após o primeiro uso de maconha como pacientes que iniciam tais sintomas após meses de uso.


Não estudos indicando o risco conforme tempo de uso, mas tudo indica que já há risco no primeiro uso e este só aumenta conforme tempo e intensidade de uso considerando a prática clínica, evidências de que no primeiro uso você já pode reduzir seu QI e que quanto mais maconha fumada em um ano maior o nível de inadaptação social e o grau de bem-estar.


Prezado(a), Em geral, quanto mais tempo de exposição mais chance de desenvolver sintomas. No entanto, como você mencionou, o grau de vulnerabilidade também é importante. Além desses, o momento da exposição ao longo do neurodesenvolvimento também é de suma importância. No início da adolescência ocorre uma grande "poda" sináptica, ou seja, muitas conexões cerebrais são desfeitas. Dependendo da configuração no momento da poda pode-se aumentar a vulnerabilidade ou não.

Dr. Walter Sena

Dr. Walter Sena

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Não há tempo específico melhor sempre é evitar a maconha principalmente em adolescentes

Dra. Carmela Slavutzky

Dra. Carmela Slavutzky

Terapeuta ocupacional

Itajaí

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.