Quanto tempo dura um tratamento de vaginismo?

23 respostas
Quanto tempo dura um tratamento de vaginismo?
O vaginismo é caracterizado pela contração involuntária da musculatura da pelve causando desconforto e dor durante a relação sexual. As causas para esse distúrbio são múltiplas, podendo ser físicas, psicológicas ou socioculturais. Após se consultar com um médico especialista, fazer exames e excluir todas as possíveis causa orgânicas, é importante a busca por um tratamento psicológico. Essa disfunção sexual pode ocorrer por questões como: baixa autoestima, desconhecimento do próprio corpo, crenças disfuncionais sobre a sexualidade, culpa, ansiedade, depressão, histórias de abuso, conflitos com o parceiro, etc. Portanto, não é possível definir o tempo para a cura, pois será variável de acordo com as singularidades de cada paciente, da duração dos sintomas e engajamento na terapia.

Vaginismo ou incapacidade de penetração vaginal durante a relação sexual, inserção de espéculo vaginal em exames ginecológicos, ou até mesmo dificuldade de uso de absorvente íntimo. Há tratamento, porém, muito difícil falar em tempo de tratamento, pois, o tempo é do paciente e vai depender da forma como ele vai respondendo ao longo da psicoterapia, derrubando tabus e medos que foram desenvolvidos durante a infância e adolescência.
Não tem como mensurar o tempo de tratamento...O mais importante é quanto mais cedo você começar a se tratar mais cedo os resultados irão aparecer.
O vaginismo pode ocorrer por fatores socioculturais, fatores orgânicos ou psicológicos, aconselho procurar um ginecologista para fazer uma avaliação e, se descartado causa orgânica , procure tratamento psicoterápico para investigar e trabalhar possíveis causas psicológicas.
Não demore para procurar ajuda especializada, pois cada vez mais isso poderá está influenciando negativamente na sua vida e na qualidade dela.
Você não precisa e não deve passar por isso sozinha!
Estou a disposição para qualquer dúvida!Espero ter ajudado!
Olá. O tempo para a resolução do quadro a que você se refere, como para qualquer outra disfunção psicológica que tem como origem conflitos emocionais, estará diretamente ligado à forma como você irá enfrentar essa questão e, também, ao método terapêutico que você escolher. Lógico que, em primeiro lugar, você deverá pesquisar por causas orgânicas, não esquecendo, porém, que mesmo quadros que aparentemente tenham causas orgânicas, essas causas podem ter sido deflagradas por componentes emocionais. Faça uma consulta médica e não deixe de fazer psicoterapia. Pesquise os métodos psicoterapêuticos existentes e escolha um que te pareça mais adequado. Estou à tua disposição para mais informações. Boa sorte.
Olá, boa tarde.
Cada pessoa possui um tempo de reação e melhora ao tratamento diferente. É importante que você busque uma avaliação com o ginecologista, para saber se o seu vaginismo possui causas orgânicas. Caso contrário, é preciso que você procure um tratamento psicoterapêutico para investigar e entrar em contato com as possíveis causas emocionais.
Não temos como mensurar o tempo da terapia em nenhum caso tendo em vista se tratar de uma relação. Tal relação se estabelece num movimento de "dois", terapeuta e cliente, ambos na busca pela compreensão do que é trazido, porém, atravessados por uma história pregressa, fatores culturais, familiares, relacionais, etc. O tempo de duração será o tempo da comprensão de si mesmo.
O tempo de tratamento varia para cada paciente. Há fatores emocionais e físicos importantes a serem considerados e o tempo depende diretamente disto e do envolvimento do paciente. Importante é não parar o tratamento, pois geralmente apresentam muito bons resultados.
Olá, boa tarde! Cada caso é um caso. Não tem como precisar para você um tempo de tratamento para o diagnóstico de vaginismo pois, apesar de ser uma situação vivenciada por muitas mulheres, o surgimento do mesmo tem relação direta com as vivências particulares de cada uma. Caso se sinta a vontade, sugiro que inicie o quanto antes, análise pessoal individual com uma Psicóloga (o) de sua livre escolha e confiança.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
É muito difícil definir o tempo de cura do vaginismo, cada caso é um caso, é importante conversar com os profissionais da área medica e psicológica, as razoes podem ser física e ou emocionais. Procure entender as causas porque a depender delas se poderá ter uma ideia sobre o tempo necessário para cura.
O tempo de tratamento varia muito da adesão ao tratamento. Em terapia cognitiva o tratamento abarca questões cognitivas, emocionais e comportamentais ( são indicados exercícios para serem feitos em casa ). Estes devem ser realizados rigidamente. Se houver o tratamento multi com fisioterapia e médicos , também melhoram o prognóstico.
Bom dia, primeiramente você deve esgotar as chances de algum problema ordem fisiológico com seu médico. Caso não seja encontrado nada. A próxima etapa é partir para uma psicoterapia onde se investiga qual a verdadeira causa dessa contração; se você sofreu abuso sexual, isto pode ser a causa, gerada por TEPT-Transtorno de Estresse Pós Traumático. Quanto ao tempo de um tratamento, depende de pessoa para pessoa e da gravidade do trauma, não tem como medir. Fico a disposição.
Olá! Cuidar da saúde sexual é de extrema importância. As pessoas são únicas e portanto fica não tem um tempo padronizado de tratamento para o vaginismo. A cultura ainda reprime a sexualidade feminina e isto pode influenciar diretamente no desenvolvimento da doença. O importante é começar a se cuidar e tratar. Espero ter contribuído
O vaginismo pode ser desencadeado por diversos fatores. Portanto, o tratamento se faz mais eficaz com o acompanhamento psicológico juntamente com a fisioterapia uroginecológica. A duração do tratamento em psicanálise é até quando houver desejo da pessoa em ir. Na fisioterapia o ideal é procurar um profissional da área para melhor esclarecimento.
Olá! Como em qualquer demanda de tratamento psicológico não podemos definir com precisão o tempo de tratamento. O vaginismo é uma questão multifatorial e complexa que exige acompanhamento de vários profissionais para que se obtenha a maior eficácia do tratamento.
Imagino que não esteja sendo fácil para você viver esse diagnóstico. Sinto muito por isso. Desejo melhoras! Estou à disposição.
Grande abraço!
concordo plenamente com a Psicologa Natalia,, quero acrescentar que é em decadas recentes que a mulher conseguiu poder falar e conseguir ser ouvida e compreendida sobre suas dificuldades e sentimentos enquanto mulher. Deve ser angustiante, então cuide-se tanto fisica, quanto emocionalmente.
Atualmente existem tratamento para vaginismo de fisioterapia e psicologia de 10 sessões em clínicas especializada. O tempo das 10 sesses variam de pessoa para pessoa, pois a frequência as consultas dependem de como o paciente tem respondido e realizado o plano de tratamento. A melhora também pode varias pois depende qual a causa do vagisnismo, de orgânico como consequência de alguma doença no trato urologico ou nos órgãos reprodutores ou devido a trauma passado: abusos sexuais, tentativas de relações sexuais frustradas, relações doloridas. Nesses casos, as terapias voltadas ao tratamento de traumas são as mais indicadas com ótimos prognostico do tratamento.
É muito difícil determinar o tempo de tratamento relacionado ao vaginismo, até porque, cada paciente tem o seu tempo em relação à resposta, referente a psicoterapia, que envolve o paciente e o psicólogo(a). Mas quando bem conduzida, tem excelentes resultados. Na verdade é como um médico resolve uma hemorragia, um sangramento por vez. Busque ajuda e o resultado será visível. Cuide-se!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Depende do seu próprio tempo em lidar com o tratamento. Contudo, o que posso afirmar é que se ganha muito tempo na Terapia EMDR e Gerenciamento da Dor.
O tempo de cura/ melhora dos sintomas não tem como ser mensurado, pois assim como todas as questões psicológicas, a resposta esperada de um tratamento pode variar em cada caso.
Tenho tido sucesso com tratamento de vaginismo e varia entre 8 e 12 sessões.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Olá! O protocolo de tratamento varia de acordo com cada caso e evolução da paciente. Um abraço!
Ola, o tempo do tratamento é planejado de acordo com cada paciente, pois não existe uma fórmula igual para todos.
Olá. O tratamento não tem tempo determinado para terminar, nem mesmo uma média de tempo que as pessoas levam para se curar, pois o tratamento é bastante individualizado e os resultados dependem de muitas várias que não são mensuráveis. Penso que o tratamento é um processo. Abraço.