Que médico procurar para este problema?

8 respostas
Que médico procurar para este problema?
 Reinaldo Renzi
Psicólogo
São Paulo
Se o problema em questão se trata realmente de Déficit de Atenção com Hiperatividade, ou mesmo se os sintomas indicam esse diagnóstico, o profissional indicado pode ser inicialmente um Psicólogo ou um Psiquiatra, se for no primeiro e este perceber a necessidade de medicamentos, ele te encaminhará para um acompanhamento conjunto com o Psiquiatra, caso for no Psiquiatra primeiro, este provavelmente te indicará Psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Um neuropsicólogo poderá fazer uma avaliação mais global sobre seu funcionamento cognitivo, levantando assim, suas potencialidades e déficits. A partir daí é possível se montar um plano de tratamento em sessões psicotérápicas.
Há possibilidade também de se procurar um Psiquiatra para avaliar sua condição de introduzir ou não uma medicação.
 Cristiane de Lourdes Jacoia Silvestrini
Psicanalista, Psicólogo
Sorocaba
Embora atualmente não haja um exame que comprove exatamente esse diagnóstico, existe uma série de questionamentos, ao analisar o paciente, que se aproximam bastante e que dão respostas ajudando na interpretação desse transtorno.
Neurologistas, psiquiatras e psicólogos com estudos desenvolvidos nessa área podem trabalhar com o diagnóstico de TDAH. A prudência e a cautela são essenciais para a realização desse exame. Um abraço.
 Luciana Pelinser
Psicopedagogo
Jundiaí
Dependendo da idade encaminho meus pacientes ao neuropediatra. Se for adolescente ou adulto, encaminho para o psiquiatra. Além de fazer acompanhamento com psicólogos, também sugiro um trabalho dirigido com técnicas de coaching e um treinamento cerebral com neurofeedback.
 Júlia Valdetaro
Psicólogo
Rio de Janeiro
O TDAH necessita de um profissional capacitado para realizar esse diagnóstico e tratamento. Pois o Déficit de Atenção/ Hiperatividade/ Impulsividade engloba simultaneamente o funcionamento cognitivo, emocional, comportamental, familiar, profissional, escolar. Por isso para esse diagnostico necessita de um profissional tenha uma visão ampla das questões que o paciente traga para a consulta. Indico procurar um psicologo e se necessário trabalhar em rede com um psiquiatra, caso o uso de medicamentos seja necessário. Espero ter poder ajudar!
 Ricardo Sibanto Simões
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sugiro que busque um psicólogo para avaliar o diagnóstico e se confirmado, avaliar a necessidade de indicar um psiquiatra para o tratamento farmacologico.
 Helda Moreira
Psicólogo, Psicopedagogo
Juiz de Fora
Uma avaliação multidisciplinar é sempre recomendada, por psiquiatra, psicólogo e psicopedagogo. Quaisquer outras dúvidas, estarei disponível.
Olá, bom dia!
É importante que você busque um psicólogo, para uma avaliação inicial, podendo se encaminhar para um psiquiatra e neurologista posteriormente. O tratamento é feito de forma multidisciplinar: unindo sessões psicoterápicas e medicamentos receitados por um psiquiatra, dependendo do nível do caso.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Taís Fontenelle Carneiro

Taís Fontenelle Carneiro

Psicólogo

Parnaíba

Tatiana Del Caro Paiva

Tatiana Del Caro Paiva

Psicólogo

Barão de Cocais

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.