Que tipo de ultrassom deve fazer após um ano de cirurgia de apendicite?
3
respostas
Que tipo de ultrassom deve fazer após um ano de cirurgia de apendicite?
Nenhum tipo de ultrassom, desde que esteja assintomático. Caso contrário, deverá passar primeiro por uma avaliação médica, preferencialmente pelo mesmo cirurgião que lhe operou, a fim de decidir qual o melhor exame para investigar seus sintomas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Depois desse tempo de pós-operatório, o único ultrassom que o Sr./ Sra precisa são os de rotina do check-up. A medicina preventiva conta com exames de screening de doenças que detectam tudo no início e daí o tratamento é muito melhor, com alto índice de cura. O checkup vai depender da sua idade e dos cânceres/doenças mais comuns na faixa etária em questão. Por exemplo, na coloproctologia costuma-se dizer que tem câncer de intestino quem quer hoje em dia. Isso porque se aos 50 anos é feita a colonoscopia daí o paciente pode descobrir pequenos pólipos adenomatosos que virariam câncer em 5-10 anos. Assim, ao invés de uma grande cirurgia o paciente só faz 1 exame, sem cirurgia. No caso da apendicite, o mais importante é checar seu exame anátomo-patológico e ver se deu tudo bem mesmo ou apareceu algo ali que exigisse outra cirurgia complementar. Entretanto na maior parte das vezes, o doente que faz apendicectomia fica bem o resto da vida. Consulte cirurgião experiente isso faz a diferença.
Entendo sua preocupação em querer acompanhar sua recuperação após a apendicectomia. A boa notícia é que, se você está sem sintomas e se recuperou bem da cirurgia, não há necessidade de fazer um ultrassom específico apenas por ter passado por uma apendicectomia há um ano. A recuperação completa geralmente ocorre sem a necessidade de exames adicionais.
O foco deve ser em sua saúde geral e na medicina preventiva. Realizar exames de check-up de rotina, como sugerido para sua faixa etária, é o mais indicado. Esses exames ajudam a detectar precocemente outras condições de saúde que podem surgir ao longo do tempo, garantindo um tratamento eficaz e menos invasivo. Um exemplo importante é a colonoscopia aos 50 anos, que pode identificar pólipos antes que eles se transformem em câncer, evitando procedimentos mais complexos.
No caso específico da apendicite, se o exame anátomo-patológico realizado após a cirurgia não indicou nenhuma complicação, e você está assintomático, é um sinal positivo de que tudo correu bem. No entanto, se você apresentar novos sintomas, é essencial procurar o mesmo cirurgião que realizou a sua operação para uma avaliação detalhada. Ele poderá decidir se algum exame adicional é necessário, garantindo um acompanhamento adequado.
Se restarem dúvidas ou se você sentir necessidade de uma avaliação mais detalhada, uma teleconsulta é uma ótima opção. Ela oferece a conveniência de discutir suas preocupações com um médico experiente, de forma segura e sem a necessidade de sair de casa. Plataformas como a Doctoralia permitem que você escolha profissionais altamente recomendados, assegurando um atendimento de qualidade. Em tempos de COVID-19 e outras doenças infecciosas, a Telemedicina é uma forma segura de cuidar da sua saúde e de sua família, economizando tempo e evitando deslocamentos desnecessários.
O foco deve ser em sua saúde geral e na medicina preventiva. Realizar exames de check-up de rotina, como sugerido para sua faixa etária, é o mais indicado. Esses exames ajudam a detectar precocemente outras condições de saúde que podem surgir ao longo do tempo, garantindo um tratamento eficaz e menos invasivo. Um exemplo importante é a colonoscopia aos 50 anos, que pode identificar pólipos antes que eles se transformem em câncer, evitando procedimentos mais complexos.
No caso específico da apendicite, se o exame anátomo-patológico realizado após a cirurgia não indicou nenhuma complicação, e você está assintomático, é um sinal positivo de que tudo correu bem. No entanto, se você apresentar novos sintomas, é essencial procurar o mesmo cirurgião que realizou a sua operação para uma avaliação detalhada. Ele poderá decidir se algum exame adicional é necessário, garantindo um acompanhamento adequado.
Se restarem dúvidas ou se você sentir necessidade de uma avaliação mais detalhada, uma teleconsulta é uma ótima opção. Ela oferece a conveniência de discutir suas preocupações com um médico experiente, de forma segura e sem a necessidade de sair de casa. Plataformas como a Doctoralia permitem que você escolha profissionais altamente recomendados, assegurando um atendimento de qualidade. Em tempos de COVID-19 e outras doenças infecciosas, a Telemedicina é uma forma segura de cuidar da sua saúde e de sua família, economizando tempo e evitando deslocamentos desnecessários.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Especialistas
Martinho Antonio Gestic
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Valinhos
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Fiz cirurgia de apendicite a 3 meses quando munda o tempo eu sinto dor na cirurgia é normal?
- Fiz uma cirurgia de apêndice a 20 dias. Está saindo uma bola de muco meio acinzentada ao me limpar. É normal?
- Fiz a cirurgia apenisite a 4 dias, estou evacuando coco preto pesado , acompanhado de uma água amarela, não sinto nada, é normal? Devo procurar o médico?
- Fiz uma cirurgia de apendicite aberta, hoje faz 18 dias já posso varrer a casa
- Fiz uma cirurgia de apendice dia 21/11/2021 e tem uns dias que estou sentindo umas dores do lado direito, pode ter voltado?
- Fiz cirurgia de apendicite dia 22/01/26 Eu trabalho com colocação de mármore e granito ( autônomo) posso voltar a trabalhar após 15 de cirurgia? Fiz a laparoscópica Levei 9 pontos
- Fiz uma cirurgia de retirada de apendicite por laparoscopia a duas semanas, a região onde seria o apêndice está enrijecida e dura, as vezes sinto um leve incômodo, quanto tempo demora para passar?
- Tenho algumas dúvidas sobre a evolução a longo prazo após ter passado por uma apendicectomia. Fiz a cirurgia há cerca de um ano, em estágio 4. Não tive complicações cirúrgicas, mas ainda assim permaneci internada por quase uma semana devido à gravidade do quadro. No pós-operatório, imaginava…
- Fiz uma cirurgia de apendicectomia no dia 06/12 dias 16/12 fui para retirada dos pontos, só retiramos 3 pois eles abriram um pouco, me recomendaram voltar 2 dias depois pra tirar o resto. Devo voltar no hospital da cirurgia? Ou qualquer ubs consegue me instruir com os cuidados a partir de agora?…
- boa tarde! é normal o amargor na boca e muito vômito após 2 dias de cirurgia da apendice?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 377 perguntas sobre Apendicectomia
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.