Quem tem despersonalização pode achar q é uma outra pessoa sem ter transtorno de identidade?
Quem tem despersonalização pode achar q é uma outra pessoa sem ter transtorno de identidade?
3 respostas
Despersonalização é o fenômeno de estranhar sua identidade. Existem várias categorias diagnóstica que apresenta essa sintoma.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá! Tudo bem? Sim, pode acontecer inclusive sem a pessoa ser necessariamente estar doente, por exemplo em casos de cansaço extremo, privação de sono ou uso de substâncias psicoativa. Se acontecer de forma recorrente ou mantida, vale uma avaliação profissional.
Não — sentir que você é "outra pessoa" na despersonalização não é o mesmo que transtorno dissociativo de identidade, e essa distinção é importante para você não se assustar. Na despersonalização, a sensação de ser "outra pessoa" ou de não reconhecer a si mesmo vem de uma alteração na percepção do eu — como se você estivesse se observando de fora ou sentisse que seus pensamentos e ações não são realmente seus. É uma experiência de estranhamento da própria identidade, não uma troca de personalidade. O transtorno dissociativo de identidade (o que popularmente chamam de "personalidade múltipla") envolve a existência de estados de identidade distintos e alternativos, com memória fragmentada entre eles — algo muito diferente e muito menos comum. A despersonalização aparece com muita frequência em contextos de ansiedade intensa, privação de sono, uso de substâncias, e em transtornos de ansiedade como o pânico e o TOC. É incômoda, mas não é sinal de loucura nem de um transtorno de identidade. Se isso está acontecendo com você com frequência, merece avaliação — não porque é grave, mas porque tem tratamento e você não precisa conviver com isso.
Perguntas semelhantes
- Se a pessoa parar de tomar clonazepan de uma vez,isso pode ocasionar em perda de peso?
Meu filho é esquizofrênico, ele tem 15 anos. E ele faz os seguintes uso de medicamentos: 1 cp de hal
A Mirtazapina precisa ser administrada toda noite, só quando houver insônia ou depende do quadro do
Estou tomando sertralina a 22 dias por conta da ansiedade e síndrome do pânico, porém nessa última
Bom dia. Pode se receber diagnóstico de depressão maior e após a menopausa de depressão persistente
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


