Quem tem esporão localizado na inserção do tendão de Aquiles , pode fazer Protocolo de Alfredson

Quem tem esporão localizado na inserção do tendão de Aquiles , pode fazer Protocolo de Alfredson ?

3 respostas


Não tenho idéia do que vem a ser isto. Quem tem dor na inserção de Aquiles provocado por proeminência óssea junto à inserção do tendão certamente terá algumas limitações funcionais.

Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

Ortopedista - Traumatologista

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


O protocolo de Alfredson é um programa de exercícios excêntricos de panturrilha desenvolvidos pelo médico e pesquisador sueco nos anos 80 e que hoje são aceitos como uma das mais eficientes intervenções conservadoras para tendinopatias de Aquiles. Visa colocar carga de maneira controlada no tendão visando um estímulo a síntese tendinea através de um mecanismo conhecido como mecanotransdução. Basicamente não há contraindicação pelo fato de ter a calcificação (esporão), porém pode ser que não cause o efeito desejado. Sugiro tentar e observar se há melhora em até 12 semanas. Caso não melhore, nem parcialmente, algum procedimento mais invasivo pode ser necessário.


Pode sim, de preferencia com um bom fisioterapeuta.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.